Festividades de São João Bosco

24 de Agosto de 2016

No dia 04 de agosto de 2016,iniciou as comemorações alusivas ao dia do Padroeiro da Diocese e da cidade de Ji-Paraná, São João Bosco(Organizada pelo Padre Celestino e CPP da Paróquia São João Bosco).

Com Missa Solene na comunidade São João Bosco, presidida pelo padre Gaudêncio-salesiano da Paróquia São José, onde nesta celebração fez o envio das Imagens de São João Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora para a Peregrinação por todas as comunidades rurais e da cidade da Paróquia São João Bosco e também nas Paroquias do Regional Centro.

Começou a Peregrinação no dia 05 de agosto na área rural no Setor São Luís Reis, no dia 06 no Setor Santo Estevão, no dia 07 Setor Cordeiro da Paz, no dia 08 Setor São Caetano, onde esteve presentes 02 comunidades da Paróquia de Ouro Preto São Jerônimo e São Lourenço, no dia 09 Setor São Vicente, no dia 10as Imagens peregrinas retornaram para a cidade visitando o Setor BR, no dia 11 Setor Centro ,no dia 12 Setor Seminário, no dia 13  na Paróquia Nossa Senhora  de Fátima, no dia 14 na Paróquia São José e no dia 15 na Paróquia São Sebastião .

Durante a Peregrinação foi realizada também a Semana Nacional da Família com o tema “Misericórdia na Família, Dom e Missão” O casal coordenador da Pastoral Familiar da Paróquia São João Bosco Valdeci e Márcia acompanharam toda a Peregrinação junto com o padre Celestino pároco desta mesma paróquia. Foram 12 dias de Peregrinação, para o casal Valdeci e Márcia foi uma experiência única.---Eles relatam:

“É lindo demais presenciar e sentir a Fé desse povo de Deus! Principalmente da área rural ,para eles não há obstáculos, ou desafios que não possam ser superados,  na escuridão da estradaou debaixo de sol quente, poeira estavam lá jovens, adultos, crianças, idosos, cantando, rezando, caminhando até o local da Celebração Eucarística, A alegria em receber as Imagens de Dom Bosco e Nossa Senhora era contagiante, foi bonito ouvir o testemunho do seu João da Comunidade São João Paulo II".

”È uma grande alegria receber a Imagem de São João Bosco e Nossa Senhora em nosso setor e nas comunidades, São João Bosco sai da Catedral e vem para o meio do Povo!”. (Sr. João)

" As Celebrações bem preparadas com muito carinho, como também o lanche partilhado depois de todas as celebrações. Um momento muito especial de partilha e confraternização entre as Comunidades dos Setores. Não mediram esforços para acompanhar as imagens de um setor ao outro, seja de carro ,moto ou ônibus, e assim as Imagens Peregrinas também iam hora no ônibus ou no carro com os  fieis, finaliza Valdeci e Márcia”..

Na cidade não foi diferente muita alegria, celebrações bem preparadas,assim também como a partilha. Todos se preparando para o grande momento que foi no dia 16 de agosto com uma grande carreata saindo da Paróquia São Sebastião com centenas de carros, motos ao local da Celebração Eucarística no Centro Diocesano de Formação.

Com a participação de mais de 1.800 pessoas, a celebração foi  presidida pelo padre Salesiano Auzimar pároco da Paróquia São José, e concelebrada pelos padres Bento salesiano, também da mesma paróquia, Thiago pároco da Paróquia de Alvorada (proclamou o Evangelho), Antônio Hammes pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – Rondolândia (fez a homília), Valdenir pároco da Paróquia São Sebastião, padre Assis- Reitor do Seminário Menor e o padre Celestino pároco da Paróquia São João Bosco, junto também com os seminaristas do Seminário Menor,o missionário Paulo e Ministros da Eucaristia.

Padre José Carlos, pároco da Paroquia Nossa Senhora de Fátima e Dom Bruno não estavam presentes por estarem participando do XVII Congresso Eucarístico no Pará.

Após a celebração foi servido um delicioso almoço com a colaboração das comunidades rurais e da cidade, após o almoço teve bingo, musicas, pula-pula para as crianças foi um de momento de lazer, alegria e descontração para as famílias presentes, assim como Dom Bosco gostava de alegria e simplicidade.

”Se fizermos o bem, encontraremos o bem nesta vida e na outra” (Dom Bosco).

Fonte: Pastoral Familiar Paroquia São João Bosco.