Missa para os Surdos na Paróquia São João Bosco. Ji Paraná

26 de Setembro de 2016

Hoje dia 26 de setembro de 2016  é o dia nacional do Surdo, a  Igreja Católica da Diocese de Ji Paraná toma iniciativa de um grupo de intérpretes que estão estudando e aperfeiçoando a Língua Brasileira dos Sinais dos Surdos (LIBRAS) para incluir os surdos na comunidade para na participação da Celebrações Eucarísticas.

No domingo dia 25 de setembro de 2016  foi o primeiro passo para que o Victor de Freitas e Ronaldo Oliveira Veloso compreendessem, rezassem , celebrassem junto com todos os fiéis batizados da  Igreja.

A celebração aconteceu na Comunidade São João Bosco em Ji Paraná.

O projeto esta dando certo graças a  persistência da mãe de Ronaldo (surdo) que , lutou, perseverou na solicitação junto com o Padre José Dos Santos Celestino que apoiou este projeto com a liderança de Eliana Oliveira, as intérpretes Regina Boaventura, Suelem, Marcela, Brenda, Bruna, Ana.

Ao final da celebração a mãe do Ronaldo deu seu depoimento e se emocionou com este momento significativo e histórico para que este dia acontecesse. Lembrou que o seu filho queria participar das missas, mas não entendia nada da liturgia celebrada a cada fim de semana.

" Estamos cada vez mais no mundo da inclusão. Percebemos que existe um "grito" explicito, porém silencioso e indignado para que cada vez mais os surdos batizados católicos sejam efetivamente membros vivos e ativos de nossa Igreja. Nossa missão é evangelizar todos nós que seguimos Jesus Cristo que não fazia acepção de pessoas, classes sociais, doenças,diferentes temperamentos e personalidades, posições econômica, política, social, cultural e religiosa".

O convite se estende para todos, sobretudo os que tem em sua família pessoas surdas, para trazerem para igreja, estudar, conhecer os sinais de Libras na celebração da missa.

O grupo reúnem-se todas as terças-feiras às 19h30min e aos sábados 17h na Paróquia da Paróquia São João Bosco.

MARCOS 7,32-35

E trouxeram-lhe um surdo, que falava dificilmente; e rogaram-lhe que pusesse a mão sobre ele. E, tirando-o à parte, de entre a multidão, pôs-lhe os dedos nos ouvidos; e, cuspindo, tocou-lhe na língua. E, levantando os olhos ao céu, suspirou, e disse: Efatá; isto é, Abre-te. E logo se abriram os seus ouvidos, e a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente.

Disse J E S U S: Efatá; isto é, Abre-te.

Fonte: Luciano Osmar Menezes.