A Igreja quer ouvir a voz dos jovens, diz Papa em carta

“Fazei ouvir o vosso grito, deixai-o ressoar nas comunidades e fazei-o chegar aos pastores”, diz Papa em carta aos jovens

13 de Janeiro de 2017

 

O Papa Francisco divulgou nesta sexta-feira, 13, uma carta aos jovens por ocasião da apresentação do Documento preparatório para a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que será realizado em outubro de 2018.

 

O Santo Padre explica que quis que os jovens estivessem no centro da atenção, porque os leva no coração e afirmou que o Documento servirá de “bússola” ao longo deste caminho de preparação ao Sínodo.

 

Na carta, Francisco afirma que Jesus dirige seu olhar aos jovens convidando-os para caminhar com Ele. E questiona: “encontrastes este olhar? Ouvistes esta voz? Sentistes este impulso a pôr-vos a caminho?”.

 

Leia na íntegra

 
.: Carta do Papa Francisco aos jovens


O Pontífice reconhece que, embora a confusão e o atordoamento deem a impressão de reinar no mundo, esse apelo do Senhor continua a ressoar no íntimo de cada jovem para abrir-se à alegria completa.

 

“Isto será possível na medida em que, inclusive através do acompanhamento de guias especializados, souberdes empreender um itinerário de discernimento para descobrir o projeto de Deus na vossa vida. Mesmo quando o vosso caminho estiver marcado pela precariedade e pela queda, Deus rico de misericórdia estende a sua mão para vos erguer”, afirmou.

 

O Papa recordou que durante a última Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia, perguntou várias vezes aos jovens se as coisas podiam mudar. E junto, eles gritavam “um sim retumbante”.

 

Ele explicou que este brado nasce do coração jovem, que não suporta a injustiça e não pode submeter-se à cultura do descartável e da indiferença.

 

“Um mundo melhor constrói-se também graças a vós, ao vosso desejo de mudança e à vossa generosidade. Não tenhais medo de ouvir o Espírito que vos sugere escolhas audazes, não hesiteis quando a consciência vos pedir que arrisqueis para seguir o Mestre. Também a Igreja deseja colocar-se à escuta da vossa voz, da vossa sensibilidade, da vossa fé; até das vossas dúvidas e das vossas críticas. Fazei ouvir o vosso grito, deixai-o ressoar nas comunidades e fazei-o chegar aos pastores”, motivou.

 

Francisco conclui a carta lembrando que São Bento recomendava aos abades que, antes de cada decisão importante, consultassem também os jovens porque “muitas vezes é exatamente ao mais jovem que o Senhor revela a melhor solução”.

 

E afirmou que, através do caminho deste Sínodo, o Papa e os bispos querem contribuir ainda mais “para a vossa alegria

 

 

Fonte: http://noticias.cancaonova.com/

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]