Ciudad Juarez: escultura do papa ao lado do muro

18 de Fevereiro de 2017

 

A fronteira do México com os Estados Unidos, no local visitado pelo Papa em sua visita em 2016, ganha nesta sexta-feira (17/02), uma homenagem àquele evento: uma escultura de 4 metros do Pontífice, realizada por um artista mexicano.

 

Pedro Francisco Martinez explica que El Punto, no estado de Chihuahua, recebe este “símbolo de amor, bondade e solidariedade”, cujo braço esquerdo, paralelo ao Rio Bravo (a divisa entre os dois países), lança uma mensagem de esperança e “nos une a El Paso (a cidade texana do outro lado do confim). São cidades unidas que não podem ser separadas por um muro e nem por um rio. A comunidade humana não tem fronteiras”, garante o artista.

 

A inauguração da estátua foi às 17h locais, com a presença do Prefeito, Enrique Serrano, e uma exibição da Orquestra Azteca, formata por 120 jovens músicos. O evento foi encerrado com uma missa presidida pelo bispo, Dom José Guadalupe Torres.

 

Uma curiosidade: diante do entusiasmo da população quando soube da iniciativa de construir a estátua, o artista propôs a participação ativa dos moradores, a fim de que as pessoas se sentissem ‘presentes simbolicamente na obra, foram distribuídos caixotes para a coleta de chaves usadas. Os 300 kg de bronze arrecadados foram fundidos e utilizados.

 

Ainda em relação ao material, o artista quis que a imagem fosse completamente branca, evitando dourados, para ser ‘espiritual’ e não parecer ‘ostentosa’. Assim, instituições e construtoras locais doaram materiais de alta qualidade, como mármore e concreto.

A partir desse dia, ao lado do muro, a imagem do Pontífice recorda a todos o legado deixado naquela visita por um mundo de fé sem fronteiras. 


Rádio Vaticano

 

 

Fonte: www.domtotal.com

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]