CF 2017 é tema de encontro da catequese de Crisma da Comunidade São João Bosco.

27 de Março de 2017

Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho e conversão quaresmal, reflexão e proposta de ações concretas.

Foi desenvolvido o tema da Campanha da Fraternidade 2017 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15) neste sábado dia 25 de março de 2017, dia também dedicado a anunciação do anjo Gabriel com a Virgem Maria que ela iria ser a mãe de Jesus Cristo encarnado, nas dependências do Centro de Formação Paroquial para os catequizando da crisma e a catequese da perseverança da Comunidade São João Bosco – Ji-Paraná – RO.

Acolhida, interação, oração da CF 2017 damos início as atividades em seguida focamos o tema, lema e os objetivo da CF2017, cantamos o Hino da Campanha.

A temática da CF `Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida quer fomentar o cuidado com a criação, de modo especial os biomas brasileiros, de Deus, e promover relações à criação que Deus nos deu para cultivá-la e guardá-la.

A Quaresma é o período forte da CF, contribuindo para vivenciar a espiritualidade pascal capaz de gerar conversão pessoal, comunitária e social. Em seguida, realizamos música recreativa interativa envolvendo todos.

O território brasileiro, com cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, possui uma grande variedade de características naturais (solo, relevo, vegetação e fauna), que interagem entre si formando uma composição natural única. Entre as principais características naturais que mais apresentam variação, estão os biomas, conjuntos de ecossistemas com características semelhantes dispostos em uma mesma região e que historicamente foram influenciados pelos mesmos processos de formação. Em suma, biomas conjunto semelhante de vegetação, água, superfície e animais.

De acordo com o IBGE, o país possui seis grandes biomas, que, juntos, possuem uma das maiores biodiversidades do planeta. Os principais biomas brasileiros são: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas, Caatinga e Pantanal.

Comparando o ambiente natural, os biomas como um grande organismo, sendo o “órgãos vitais” que estão interligados um dependem do outro e precisa do outro, do contrário padecem.

Levantando algumas ações concretas do cuidado do lixo, separação do orgânico e não orgânico, cuidado com a água, plantar, preservar, não poluir. Ou seja, ações que podemos fazer pontualmente em nossa casa. Maneiras sustentáveis e tendo uma consciência ecológica, como diz o papa Francisco precisamos de uma conversão ecológica.

Realizamos a dinâmica da cruz nas dimensões das 4 relações fundamentais do ser humano e do cristão: relação eu com Jesus, eu com comigo mesmo, eu com os outros (família) comunidade, escola, sociedade, e eu com a natureza. Sempre partindo do eu em vistas das relações. Mas, precisamos de DEUS para que os resultados sejam promissores e eficientes em nossa atitude de missão e evangelização.

Cuidar dos biomas é continuar zelando pela criação de DEUS. Somos criaturas chamadas em vista desse convite da CF2017 para sermos protagonista desse cenário que nos remete as grandes preocupações futura da nossa casa comum.

Não somos dono do Mundo, mas, somos filhos do dono, feitos a imagem e semelhança de Deus com atitude de fé e cidadania, sermos mais éticos, dignos de viver e conviver com as diversidades culturais, ecológicas, sociais, religiosas e políticas.

Fonte: Luciano Osmar Menezes - Assessor do encontro.