Pascom pensa qualificar a Acolhida

06 de Abril de 2017

No último final de semana, 31/03 a 02/04, lideranças ligadas à Pastoral da Comunicação e Juventude, de várias paróquias, se encontraram no Centro Diocesano de Formação em Ji-Paraná, para refletirem sobre a importância da acolhida nos diversos espaços da missão. Uma das pautas foi a acolhida na Bíblia, como instrumentos de evangelização. Diversas passagens iluminaram a reflexão dos participantes.

A professora Rosangela Falqueto, motivou a turma,  apresentando a importância e a riqueza das dinâmicas, como ferramentas de integração e inclusão de pessoas e grupos, no processo da evangelização. Ao final da tarde, o salesiano pe. Emanuel abordou a presença de Maria, como mulher acolhedora do verbo de Deus.

Pela manhã do domingo, a jovem Stela Falqueto trouxe presente as redes sociais, seu uso, desafios desta ferramenta e sua importância para a evangelização. Um debate aberto fomentou a participação de todos, nesse universo sem portas fechadas, sem 'regras estabelecidas' e sem censura, uma vitrine onde todos falam o que desejam, se expõem como querem, requer dos cristãos posturas evangélicas, pra garantir a qualidade do seu conteúdo e imagem, aos navegantes.

“O encontro foi maravilhoso pra mim, mas o que mais me chamou a atenção, foi a palestra sobre Maria, a comunicadora do verbo do Pai”, destacou Paulo Amâncio Lucindo, de Jaru. Já Cleonice Gonçalves gostou muito do debate. “Temos muito a aprender sobre a acolhida. Gostei muito de ouvir sobre a comunicação nas redes sociais, um instrumento que deve aproximar as pessoas, se usado com qualidade e comportamento cristão”, destacou.

Ailton da Silva Lopes de Espigão do Oeste, afirmou que o uso das redes sociais está longe do seu objetivo: “Ainda não sabemos utilizar as redes sociais para evangelizar”. A declaração do participante foi em virtude do amplo debate sobre o assunto, já que faltam critérios para o uso dos mesmos e otimizá-los como possível.

Fonte: Paróquia São João Batista. Jaru/RO