Romaria Nacional reúne jovens do Brasil no Santuário de Aparecida

O bispo referencial dos jovens no Brasil, Dom Vilson Basso, disse que é preciso escutar os jovens que estão na Igreja e também os de fora dela

01 de Maio de 2017

 

Milhares de jovens participaram neste domingo, 30, da Missa de encerramento da Romaria Nacional da Juventude 2017, que aconteceu em Aparecida. O evento teve início no sábado, 29.

 

A celebração eucarística foi presidida pelo presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, Dom Vilson Basso, e concelebrada por bispos e assessores da mesma Comissão, bem como, outros sacerdotes.

 

Diante de uma multidão que lotou o Santuário Nacional de Aparecida, Dom Vilson, na homilia, enfatizou a importante missão que a Igreja tem junto aos jovens, motivando-os e incentivando-os em meio às dificuldades dos tempos atuais.

 

“Nossa juventude tem sido machuca pela exclusão, pelo desemprego, pela falta de oportunidade. Quantos jovens estão se suicidando no país…Nossa juventude pode estar triste e desanimada. Nossa missão é caminhar com a juventude, dando-lhes palavras de encorajamento”, disse o bispo.

 

Dom Vilson recordou o testemunho dos jovens durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, e as ocupações das escolas do Brasil no ano passado, quando os jovens pediam educação com mais qualidade.

 

Neste sentido, o bispo destacou que a “juventude missionária”, como Maria, tem pressa; quer uma igreja melhor, um país melhor, e por isso, cabe à Igreja animar e incentivar o trabalho missionários do jovens no Brasil.

 

No intuito de movimentar a ação pastoral juvenil, Dom Vilson anunciou eventos voltados para a juventude, neste ano: a Semana Missionária no Vale do Paraíba,  o II Encontro de revitalização da Pastoral Juvenil e os dez dias em missão no Amazonas. Além do Sínodo dos Jovens que está previsto para 2018, no Vaticano.

 

“O Papa coloca a juventude no centro da atenção da Igreja”, disse Dom Vilson, que recordou uma conversa que teve com o Papa em Roma, onde Francisco lhe disse: “Escute a juventude que está na Igreja e aquela que não está na Igreja, Dom Vilson”.

“Esta é nossa missão: é a hora e a vez da juventude. Queremos escutar os jovens, e pedir ao Espírito Santo que nos ensine por onde caminhar na evangelização da juventude”, disse.

 

“Inspirados e cuidados pela Mãe Aparecida, ela nos ensine e nos anime a caminhar com a juventude”, finalizou.

 

 

Fonte: http://noticias.cancaonova.com

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]