Pe. Gil da Paróquia de Santa Luzia despede-se da Diocese de Ji Paraná

12 de Maio de 2017

Em entrevista ao site da diocese Pe. Gilvaldo Miranda (Pe. Gil) da Paróquia Santa Luzia fala sobre sua caminhada na Diocese de Ji Paraná - RO e dos seus planos para o futuro.

Equipe do site - Pe. Gil o senhor é natural de onde e há quantos anos está em Rondônia?

Pe. Gil - Sou do estado de Minas Gerais da cidade de Itabirinha. Cheguei a Rondônia junto aos meus pais em 1981, ano em que comecei minha caminhada de Fé nas comunidades da Diocese de Ji-Paraná.

Equipe do site - Em que ano o senhor abraçou a vida religiosa?

Pe. Gil – Em 2006, ano que professei meus primeiros votos na congregação dos Missionários do Verbo Divino. Em 2012 fui ordenado sacerdote no dia 11 de fevereiro, pela imposição das mãos de Dom Antônio Possamai, na paróquia S. Rita de Cássia em Governador Jorge Teixeira-RO.

Equipe do site -Quais Municípios os Missionários, Verbitas, assim conhecidos, atuam?

Pe. Gil – A Congregação dos Missionários do Verbo Divino (Verbitas) atuam nos seguintes municípios; Santa Luzia do Oeste - paróquia Santa Luzia, que tem como campo de trabalhos missionários os Municípios; Parecis, Alto Alegre. Também estamos em Alta floresta, paróquia N. S. da Penha.

Equipe do site - Quais foram os trabalhos missionários desenvolvidos pelo senhor na diocese?

Pe.Gil – Primeiro, Todos os trabalhos missionários que desenvolvi me ajudaram a conhecer bem as realidades das comunidades dessa Diocese e graças a esse trabalho tenho   uma vasta experiência pastoral de forma popular com nossas comunidades. Nesses quatro anos como sacerdote-religioso, contribui com a formação de nossas lideranças em geral.  Participei e acompanhei a CRB local por quatro anos e diretamente coordenei a mesma em 2015 a 2016.  Também atuei com a equipe da diocese no Serviço de animação Vocacional (SAV), animando assim, nossos jovens para vocação sacerdotal, vida religiosa e matrimonial. Mas vejo também que o SAV é um trabalho desafiador. E Talvez um dos caminhos a ser percorrido é, criarmos ou recrearmos uma cultura vocacional, nas nossas famílias em sintonia com nossos jovens. Ou seja, falar da vocação, das nossas escolhas, deve fazer parte dos assuntos e pautas de nossa caminhada do dia-dia - convivência, oração, etc.

Equipe do site - Pe. Gil sabemos que o senhor será enviado em missão para outras terras, como está o seu coração nesse momento?

Pe. Gil- Tenho o orgulho e alegria de dizer que estou muito feliz! Feliz pelos meus cinco anos de sacerdote. Quero dizer também que valeu e vale apena ser padre, ser um religioso. No momento estou indo assumir uma nova missão em Juquiá SP. Mas sou muito grato pela experiência que tive na Diocese.

Equipe do site - Pe. Gil qual a mensagem que gostaria de deixar para a Diocese?

Pe. Gil – Quero agradecer aos religiosos e religiosas desta Diocese de Ji-Paraná pela formação CRB. E dizer que é fundamental a presença dos religiosos (a), junto as nossas comunidades. E que continuem sendo um sinal de luz para as nossas comunidades, de pastoral, onde celebramos fé, vida e esperança. Agradeço ao Clero Diocesano pela parceria na missão, amizade e alegria partilhada. Ao Dom Bruno pela acolhida e pelo apoio nas realizações dos trabalhos missionários.  Aos nossos amados e corajosos leigos e leigas, pela vida, serviço e doação, minhas orações a todos e todas. Desejo que a Igreja Local de Ji-Paraná (diocese) continue no seu estado permanente de formação e missão, e sendo cada vez mais voz profética, testemunhando Jesus Cristo vivo ressuscitado, com o coração e com os pés de “Igreja em Saída”.

Abraços Fraternos, Pe. Gil

Fotos de alguns momentos de Pe Gil na Paróquia de Santa Luzia.

Fonte: Ude Toginho - Website Diocese de Ji Paraná