Fé e festa. Paróquia de Jaru realiza festa do padroeiro

30 de Junho de 2017

A festa de São João Batista tem início com a primeira reunião realizada ainda em abril. Depois mais uma e outra e aí, sim, trabalhos e equipes organizadas com responsabilidades distintas começam a articulação de tudo.

Em junho, mês da festa, tem início a peregrinação da imagem do padroeiro, que reúne muitas pessoas em vários lugares. Cada dia, um tema enriquece a reflexão e aprofunda o sentido da caminhada de fé do nosso povo. A beleza está no esforço e criatividade de cada equipe.

São quase 40 anos fazendo o mesmo ritual, algumas coisas mudam, mas o espírito e a mística são a mesma. Tem gente que há mais de 30 anos colabora com atividades simples como limpar o feijão, descascar a mandioca e outros na decoração do ambiente. Tem gente que até tem o mesmo canivete há anos, pode?

No sábado, tem a turma que faz os pudins, a turma que prepara o churrasco, a turma que prepara o altar para a missa sertaneja e um grande grupo que pensa o som, palco, altar, o show, etc. Tem também a turma das pastorais que prepara os quitutes das barracas e tudo o que forem fazer em cada uma.

No domingo, equipes em algumas comunidades da cidade preparam o almoço, que já vem pronto para ser servido a cerca de cinco mil pessoas gratuitamente. É bom lembrar que a maioria absoluta do que é consumido no almoço é doação de pessoas da cidade e dos setores do interior. Na fraternidade as coisas funcionam assim: cada grupo se responsabiliza por algo: Mandioca, farinha e suco.

É sempre um prazer trabalhar, suar a camisa e ver que a nossa igreja tem valor, tem gratuidade, tem generosidade, tem carinho e tem amor.

Tem gente que corre contra o tempo e tem gente que corre pra conseguir arrumar o que esqueceu a tempo. Tem gente que brinca e faz graça e tem quente que vende cartela, que cuida da segurança, que prepara os quitutes e gente que acode as emergências.

A beleza dessa festa está na grandeza de coração de tanta gente generosa, que faz questão de participar de alguma forma.

Grandes momentos – A festa culmina com a missa da cultura sertaneja, o arraiá da Juventude com muitas barracas e um festival criativo de apresentação de quadrilhas, teatros e muita música. Pela manhã do domingo, a celebração solene do padroeiro e logo em seguida a carreata e bênção dos veículos.

Após o almoço regado à música dos valores artísticos da paróquia, tem a realização do bingo, outro momento muito familiar, que reúne milhares de pessoas no galpão e na praça, para conferir suas cartelas e arriscar a sorte. A 39ª Festa do padroeiro São João Batista, seguramente superou todas as expectativas no quesito participação, integração, fé, talento, alegria e comunhão.

Valores e dons se expressaram. Muita gente se doou com grandeza de coração e assim, a festa alcançou mais uma vez, o seu objetivo: unir e reunir todas as suas forças, para celebrar a fé e a festa.

Fonte: Informativo Diocesano