Osib realiza Semana Nacional de Atualização para Formadores de Seminários e Institutos

11 de Julho de 2017

A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib) realizará, de 10 a 14 de julho, em Aparecida (SP), a Semana Nacional de Atualização para Formadores. Este encontro refletirá sobre a “Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis”, documento da Congregação para o Clero do Vaticano, que tem como tema “o dom da vocação presbiteral”, enfatizando a Dimensão Espiritual.

O encontro contará com assessoria de dom Jorge Patrón Wong, secretário da Congregação para o Clero no Vaticano, e de dom José Roberto Fortes Palau, bispo auxiliar de São Paulo e referencial da OSIB e contará com a participação de cerca de 230 padres do Brasil.

A programação será composta por celebrações da eucaristia, liturgia das horas e reflexões feitas pelos assessores. Além da presidência da Osib, o encontro contará com a presença de dom Jaime Spengler, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada  e dos assessores da comissão padre Deusmar Jesus da Silva e padre João Candido da Silva Neto.
Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis”
A Congregação para o Clero (Santa Sé) publicou, dia 08 de dezembro de 2016, a “Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis”, decreto orientador para a formação de padres católicos, na qual sublinha a importância da “formação integral” e da maturidade psíquica, sexual e afetiva.

‘Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis´é atualizada 46 anos depois, procurando unir de “modo equilibrado as dimensões humana, espiritual, intelectual e pastoral, através de um caminho pedagógico gradual e personalizado”.

O decreto defende ainda que deve ser prestada “máxima atenção ao tema da tutela dos menores e dos adultos vulneráveis”, evitando admitir ao seminário pessoas ligadas a “delitos ou situações problemáticas” relacionadas com abusos sexuais.

Para o cardeal Beniamino Stella, três palavras-chave são fundamentais para a compreensão do documento são “humanidade, espiritualidade e discernimento”. O texto realça a importância de não limitar a avaliação ao percurso acadêmico dos candidatos ao sacerdócio. O novo decreto, intitulado ‘O dom da vocação presbiteral’, de mais de 80 páginas, está disponível na internet.  Acesse-o na íntegra aqui: Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis”

Fonte: www.cnbb.com.br