Coordenador de Pesquisa e Extensão da FAROL lança seu segundo livro

16 de Outubro de 2017

O Coordenador de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Rolim de Moura (FAROL), Prof. Dr. José Ricardo Teles Feitosa, lançou na última sexta-feira (29) seu segundo livro, intitulado “O espaço telúrico e o espaço construído: Concepções geográficas e filosóficas a respeito do lugar nas comunidades eclesiais de base na Amazônia brasileira”, pela Editora CRV.

Com o lançamento realizado no auditório da FAROL, o evento contou com a presença de alunos, professores, coordenadores e autoridades acadêmicas da região.

De acordo com o autor, a obra possui profundidade científica no segmento geográfico e filosófico. “Este livro é fruto de uma pesquisa de campo que envolve o contexto latino-americano sobre as comunidades eclesiais de Base”, explica José Ricardo.

O Diretor da FAROL, Professor Éder Junior Matt, elogiou a obra do Coordenador de Pesquisa e Extensão da instituição.

“Professor José Ricardo possui um trabalho extremamente profícuo e com um currículo acadêmico em nível de excelência. O lançamento do seu segundo livro é fruto da consistência e pertinência da pesquisa realizada por ele”, apontou Matt.

A Presidente-Mantenedora da Faculdade de Rolim de Moura, Professora Maria de Lourdes Bettiol também enalteceu a produção científica do autor. “Todos nós, colegas e alunos do Professor José Ricardo conhecemos o grande pesquisador que ele é. O lançamento do seu livro é mais uma etapa de um cientista que colabora muito com o desenvolvimento da FAROL”, salientou Lourdes.

O livro pode ser adquirido pelo site da editora CRV (www.editoracrv.com.br) por R$64,90.

SINOPSE: A experiência de mundo para o homem vai além daquilo que, cientificamente, se pode ver nas suas relações com o espaço e com os objetos que o circundam e o balizam, com uma variedade de funções e noções sobre o lugar em que ele habita, inclusive dando sentido e significado a esse lugar. Nota-se que o homem emerge, em seu existir, das mais variadas relações que tem com o meio natural e artificial que o cerca. Essa vivência lhe confere um sentido existencial que configura sua relação diante das realidades vividas no Lugar.

Fazendo uma relação entre a categoria de Lugar e sua relação nas CEBs, o fermento para as ideias pregadas neste jeito de ser Igreja Católica Apostólica Romana, através das pastorais, as lideranças encontram o sentido existencial para suas vidas e dão o mesmo à vida de muitas pessoas que fazem parte da comunidade.

Encontram bases dentro do próprio catolicismo, mediante as Conferências Episcopais ocorridas na América Latina, que acumularam junto ao ideário das CEBs uma temática que privilegia os pobres e oprimidos, trazendo um caráter de libertação diante do sistema que oprime e exclui.

Assim, as CEBs se caracterizam como um segmento do ‘agora’ e do ‘aqui’ e não do ‘depois’ e do ‘lá’. Tais características já fundamentam a importância deste estudo sobre o viés geográfico e filosófico.

Fonte: https://www.facebook.com/FaculdadeFAROL/