SOMOS PROTAGONISTAS DO REINO DE DEUS

“Ide por todos os caminhos e convidai para o banquete.”

03 de Novembro de 2017

Nos dias 21 e 29 de Outubro de 2017, realizamos o Retiro para os Ministros da Palavra e da Eucaristia na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Rolim de Moura.

Os Evangelhos são unânimes em mostrar que a autoridade dos judeus são fechadas ao evento de Jesus de Nazaré.

Quando Lucas faz os seus lamentos sobre Jerusalém(Lc13,31ss), (Mt23,34-39);(Mc13,14-49).

Lucas sublinha hostilidade dos judeus em quatro textos principais:

1º Lc3,7-9 –Com a pregação de João Batista que exigem da multidão fruto de conversão concreta.

2º Lc11,15- Quando alguns judeus presente aos atos públicos de Jesus acusam-no de expulsar demônios em nome de Belzebu.

3º Lc11,29-30 –Quando, contemplando os sinais que faziam e ouvindo suas palavras, não acreditaram ou zombaram dele pedindo que Jesus lhe desse um verdadeiro sinal do céu, e lhe retrucou chamando de geração má e perversa.

4º Lc 12,54-56 – Quando Jesus faz um apelo ao discernimento dos sinais dos tempos e percebendo sua ironia e perversidade chamando- os de hipócritas.

A Eucaristia é uma reunião, uma ação de graças, uma festa. Ela não pode suportar contradição e a maior causa de dores e indignação é a não comunhão com quem come a mesma mesa.

Pode se entender o porque Judas é despachado do grupo junto à mesa. A mesa não suporta a traição, o sentido antropológico, sociológico e afetivo não suporta a ruptura das relações e compromissos.

A conversão de Judas foi esperada, desejada e esperada pelo mestre. O discípulo como aquele que serve(Lc22,27)”Eu estou no vosso meio; Jesus fundamenta no gesto concreto do lava-pés(Jo13,4-5).

Rendamos graças ao nosso Deus Uno e Trino pela realização de retiros para com os Ministros Extraordinários da Comunhão e da Palavra, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Rolim de Moura.

Fonte: Selma Florentino da Silva. Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Rolim de Moura