Dom Roque agradece ao papa Francisco por dar voz aos “pequenos da Terra”

29 de Dezembro de 2017

Os votos de Natal e Ano Novo de dom Roque Paloschi, divulgados pela arquidiocese de Porto Velho (RO), são de comunhão “com os sonhos e esperanças de todas as pessoas de boa-vontade” e de agradecimento ao papa Francisco. O arcebispo da província rondoniense e presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) falou ao Vatican News na última semana.

Quero comungar com os sonhos e esperanças de todas as pessoas de boa-vontade. Quero também manifestar o sonho dos pequenos da terra, presentes nessa realidade amazônica, os indígenas, os quilombolas, os ribeirinhos, as mulheres, os jovens e as crianças que sonham com um mundo de paz e esperança, de vida plena que o pequeno nos traz.

Foto: Cimi | Dom Roque Paloschi é arcebispo de Porto Velho e presidente do Cimi

Dom Roque manifestou ainda alegria com “os sinais do Reino de Deus presentes na história da humanidade e na história dos povos amazônicos”. Em particular, mostrou-se sensibilizado com a visita do papa Francisco ao Chile, nas próximas semanas, quando o pontífice estará próximo da realidade da Pan-Amazônia.

Também foi a Francisco e a toda Igreja o agradecimento pelo “compromisso de dar voz a estes povos” mais esquecidos, o que ocorre durante o processo do Sínodo sobre a Amazônia, convocado pelo papa para outubro de 2019.

Dom Roque finaliza desejando que este tempo “nos conduza a caminhos de paz, verdade e justiça”.

Fonte: http://cnbb.net.br/