Universitários Católicos apresentam projetos de ajuda aos migrantes

Projeto foi apresentado pelo Setor Universidades aos bispos do Brasil, que se encontram em sua 56ª Assembleia Geral.

18 de Abril de 2018

 

O setor universidades da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem por missão favorecer a integração e o diálogo entre diferentes iniciativas e experiências nas instituições de ensino superior de todo o Brasil.

 

Segundo o arcebispo coadjutor de Montes Claros e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação, Dom João Justino de Medeiros Silva, a base da evangelização se dá a partir de três princípios. “A base da evangelização é o anúncio, a formação do espírito comunitário ao redor da profissão de fé e o desdobramento com os compromissos que decorrem do compromisso do evangelho, seja de ajudar na comunidade ou transformar a sociedade”.

 

Durante a 56ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil que ocorre em Aparecida até o próximo dia 20 de abril, a Comissão partilhou duas de suas experiências: o “Núcleo de Ação Coletiva” e o “Projeto Milhas de Esperança”. A apresentação foi feita nesta segunda-feira, dia 16 de abril, pelo próprio Dom João Justino de Medeiros Silva, pelo bispo de Roraima (RR), dom Mário Antônio da Silva, e pelo assessor do Setor Universidades da CNBB, padre Danilo Pinto dos Santos.

 

Dom João Justino, em sua apresentação, afirmou que existem no Brasil cerca 15 mil estudantes estrangeiros e que algumas iniciativas existem por parte da CNBB para acompanhar esses alunos. “São experiências que possibilitam concretizar a caridade cristã e o compromisso de construir uma sociedade fraterna e justa”, destacou Dom Justino.

 

Núcleo Ação Coletiva – Esse projeto quer acolher e auxiliar os imigrantes que ingressam no Brasil por motivo de residência ou refúgio. São 21 voluntários, na maioria membros da Pastoral Universitária de Boa Vista (RR) e que realizam uma acolhida e atendimento prévio dos imigrantes. Para realização do projeto há uma parceria com a Polícia Federal.

 

“A Pastoral Universitária de Roraima organizou um serviço de apoio aos refugiados que estão saindo da Venezuela e entrando no Brasil por aquela fronteira. O reinício significa, pelo menos, conseguir solicitar um visto para permanecer no país, apresentar-se às autoridades locais preenchendo formulários. A pastoral universitária colabora com essas pessoas para que possam preencher esses formulários e buscar seus documentos e outras demandas iniciais do grupo que está chegando”, explicou Dom Justino. Estes trabalhos tiveram início em fevereiro do ano passado.

 

Milhas de Esperança – Esse projeto é organizado pelo Setor Universidades com a Associação dos Amigos do Noivo (ABAN) de Juiz de Fora (MG) e consiste em doar milhas ou pontos do cartão para o transporte de imigrantes para o estado de Minas Gerais, ajudando-os na inserção cultural e no mercado de trabalho.

 

O projeto oferece suporte na regularização da documentação, atualização da língua, inserção na cultura brasileira e no mercado de trabalho. “Criou-se uma forma de preparar melhor alguns desses migrantes. Têm condições de receber 20 migrantes por quatro meses que ali eles se preparam, os que estão munidos de documento, para o mercado de trabalho no Brasil”, disse Dom Justino.

 

O nome “Milhas de Esperança” surge justamente dessa necessidade de trazer os migrantes para Minas Gerais. “Esses irmãos devem sair de Roraima e vir para o sudeste, por isso a doação de milhas. É um processo que aqueles que têm milhas de viagem ofertem para essa associação, a qual vai oferecer a passagem para o migrante”.

 

Outras informações sobre o Setor Universidades e diversos projetos podem ser consultadas pelo site www.culturaeducacaocnbb.com


CNBB

 

 

 

Fonte: http://www.domtotal.com

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]