Dom Vilson Basso: “Papa fez algo inédito ao colocar jovens no centro da atenção da Igreja”

18 de Abril de 2018

“A Igreja no Brasil quer oferecer aos jovens a experiência de se encontrar com Jesus e se tornar missionários da boa nova do Evangelho”, este é o resumo do que busca fazer a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) segundo disse dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz do Maranhão, na tarde do dia 17 de abril, na Coletiva de Imprensa da 56ª AG da CNBB.

Após fazer a experiência de encontro pessoal com Jesus Cristo, disse dom Vilson, o jovem esparrama a boa notícia do Evangelho nos ambientes onde atuam e nos aerópagos modernos como as escolas e universidades. É papel também da Comissão, segundo seu presidente, levar a boa notícia aos jovens que encontram se machucados. Cerca de 25% da população brasileira, segundo o bispo, é formada por jovens o que totaliza cerca de 50 milhões de pessoas.

Dom Vilson afirmou que a Igreja no mundo vive um tempo de Kairós, um tempo de graça, com a realização da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que acontece entre os dias 3 e 28 de outubro de 2018 e tem como: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Trata-se, na avaliação do religioso, de algo inédito na Igreja no Brasil e no mundo. “O papa Francisco está fazendo algo novo ao colocar os jovens no centro da atenção da Igreja”, disse. Para dom Vilson, este sínodo é grande oportunidade para ouvir os jovens e abrir novos caminhos de evangelização.

Dom Vilson lembrou que, na preparação ao sínodo, o papa tem defendido a ideia de que os jovens sejam protagonistas e deixem sua marca na história e não tenham a postura apenas de turistas que estão de passagem pelo mundo.

No final de sua fala, o bispo lembrou que no próximo fim de semana, no sábado 21/04, acontece a 4ª Romaria Nacional da Juventude, em Aparecida (SP). A organização do evento se dá por meio de uma parceria do Santuário Nacional e a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. O bispo também divulgou o mais recente livro do papa Francisco cujo título é: “Deus é Jovem”.

Fonte: http://cnbb.net.br/