Serviço ECC da Paróquia São João Bosco realiza pós encontro sobre a missão dos leigos/as na igreja e na sociedade

03 de Maio de 2018

O Ano do Laicato que teve inicio no dia 26 de novembro de 2017 e se estenderá até o dia 25 de novembro de 2018 com o tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).

Foi o tema escolhido pela Equipe Dirigente para animar o terceiro Pós Encontro do Serviço ECC (Encontro de Casais com Cristo) da paróquia São João Bosco em Ji Paraná. Que teve como objetivo, despertar os casais e as famílias da importância da missão dos leigos e leigas para a Igreja e a sociedade.

O evento aconteceu na última sexta feira dia 27 de abril, na igreja matriz da paróquia São João Bosco,contou com a presença de vários casais do serviço ECC e foi coordenado pelo casal Ediel e Ana Paula.

Durante a abertura do evento o casal fez um breve relato da História das 13 comunidades urbanas da paróquia, como surgiram, seus desafios e conquistas. Acolhendo 13 casais que com orgulho representavam sua comunidade naquele momento.

Para falar sobre o Documento 105 a equipe dirigente do ECC convidou o leigo Adilson Paiva que há vários anos atua como ministro extraordinário da palavra, eucaristia, batismo e matrimonio.

Durante o encontro, os participantes puderam conhecer através de slides o Documento 105 da CNBB que aborda o tema da missão do laicato católico.

Adilson Paiva numa linguagem simples e dinâmica explicou o objetivo geral que nos propõe o documento:“como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.

No decorrer do encontro foram vários os momentos que motivaram os casais a refletirem sobre a missão de cada um como Cristão Leigo Batizado dentro da igreja em especial na comunidade em que estão inseridos.

Um dos momentos fortes foi a Renovação das Promessas Batismais conduzida pelo querido Pe João Horan.

Logo após o encontro as famílias se confraternizaram numa bonita partilha.

Fonte: Ude Toginho. Paróquia São João Bosco. Fotos: Silvana Zorzi.