Espírito Santo: força criadora de vida!

O Espírito é o Milagre silencioso que tudo cria e transforma

19 de Maio de 2018

Por Felipe Magalhães Francisco*

O Espírito Santo está aí: em cada pulsar de vida, no brotar da semente, no desabrochar da flor, no frescor do vento, na fecundidade da chuva, no nascimento de cada ser vivo... O Espírito é o Milagre silencioso que tudo cria e transforma: é sua força criadora que faz com que o Universo continue a expandir... Ele é fôlego, inspiração e expiração. É a própria Graça divina, que nos torna capazes de vida. Para os cristãos e cristãs, compreende-se que só por meio do Espírito Santo se é capaz de reconhecer a Ressurreição de Jesus e, diante disso, professar a fé. Mais: só por Ele é que se pode chamar Deus de Pai, na intimidade filial de quem é recebido na comunhão. É por sua força original e criativa que estende a salvação para toda a humanidade.

Nossa linguagem limitada necessita de metáforas para alcançar, no mais alto que consigamos, dizer uma palavra responsável sobre Deus. Para duas, das três Pessoas da Trindade, temos duas metáforas que, ao longo da Tradição, parecem contribuir, sobremaneira, para nosso dizer teológico: Pai e Filho. Para a terceira Pessoa, uma só metáfora não deu conta de expressar o significado e o papel deste Terceiro: Fogo abrasador, Água Viva, Paráclito, Brisa, Divina Luz... Também a teologia latina, a ocidental, não deu a devida atenção à questão do Espírito Santo, em seus tratados. Mas sabemos que o Espírito está aí, soprando onde quer, de forma ininterrupta, afinal, a vida continua a ser criada.

Perspectivas:

No primeiro artigo de nossa matéria especial, “Não elimineis o Espírito”, Rodrigo Ladeira nos propõe uma reflexão sobre o Espírito Santo, destacando a sutileza das referências ao Espírito, no Credo Apóstolo. Essa sutileza é trabalhada pelo autor, a partir de um olhar simbólico, em detrimento das abstrações teóricas e intelectuais, tão próprias de nosso pensamento ocidental. O Espírito é aquele a sempre ser descoberto: é o que nos convida o artigo.

Sobre a ação do Espírito, Aldo Reis nos ajuda a refletir, com o artigo Uma força libertadora. Propondo um olhar amplo, o autor reflete a ação libertadora do Espírito para além do ambiente eclesial. O Espírito Santo é aquele que age em favor da unidade, inspirada por Jesus. Ele une, porque é Amor. Da mesma forma que o Espírito é o elo de amor entre o Pai e o Filho, Ele é a força amorosa de Deus na história, gerando comunhão e contribuindo para a superação dos conflitos que geram cisão.

A espiritualidade cristã se compreende, apenas, por meio do Espírito Santo. No seio da Igreja Cristã, movimentos espirituais vão ganhando forma, no decorrer da história, e, certamente, em meio às ambiguidades tão próprias a tudo aquilo que diz respeito ao humano. É nessa óptica que somos chamados a pensar os movimentos Pentecostal e Neopentecostal, dentro do cristianismo. É o que nos ajuda a refletir, Fabrício Veliq, no artigo Movimento Pentecostal e Neopentecostal: diferenças e semelhanças.

Boa leitura!

*Felipe Magalhães Francisco é teólogo. Articula a Editoria de Religião deste portal. É autor do livro de poemas Imprevisto (Penalux, 2015). E-mail: [email protected].

Fonte: http://www.domtotal.com