Oração ao Espírito Santo

19 de Maio de 2018

Dom Rodolfo Luís Weber
Arcebispo de Passo Fundo

Os cristãos celebram, neste domingo, a Festa de Pentecostes – relatada no livro dos Atos dos Apóstolos no capítulo 2. Passados 50 dias da morte e ressurreição de Jesus Cristo, os simpatizantes, os discípulos deste Cristo, ainda não estavam convictos da força transformadora e salvadora dos atos e ensinamentos do mestre, além de terem dúvidas se eram capazes de levar à frente o Evangelho. O texto relata o efeito do Espírito Santo nos discípulos: unidade, compreensão, alegria, coragem, anúncio da verdade.

O mundo em que vivemos nos deixa perplexos e para muitos problemas não sabemos o que fazer, o que pensar, como agir. Um dos desafios do mundo é a convivência fraterna e respeitosa entre os cristãos e as diferentes religiões. Há muitas atitudes de fanatismo. Um dia, os discípulos se queixaram com Jesus que não conseguiam resolver um problema e recebem como resposta que lhes faltava fé e oração (cf Mc 9,29; Mt 17, 20-21). O CONIC – Conselho Nacional de Igreja Cristãs – há muitos anos promove neste período a Semana de Oração Pela Unidade dos Cristãos. Partilho esta Oração ao Espírito Santo de um autor desconhecido.

Vem, ESPÍRITO DE LUZ, ilumina, esclarece, conscientiza. Faze-nos penetrar no interior das coisas, por trás das aparências. Sem a tua presença, tudo é sem sentido e a história sem rumo. Que em tua Luz, vejamos a luz.

Vem, ESPÍRITO TRANSFORMADOR, desperta, dinamiza, multiplica as energias escondidas do teu povo. Sem a tua força, tudo está parado, estagnante, desintegrado. Vem, transforma a face da terra.

Vem, ESPÍRITO CRIADOR, renova, constrói, reinventa o futuro do qual nós somos responsáveis. Sem a tua coragem, somos velhos e incapazes de atos novos, de ação libertadora. Vem, cria o homem novo aberto ao Espírito.

Vem, ESPÍRITO UNIFICADOR, arranca-nos da nossa solidão. Ensina-nos a partilhar, a dividir, a solidarizar, a não desistir. Sem a tua ajuda, somos egoístas e orgulhosos. Ensina-nos a sabedoria na intimidade.

Vem, ESPÍRITO CONSOLADOR, sara, consola os corações aflitos, as chagas escondidas. Sem o teu apoio, tudo é triste, sem vida. Na tua presença, júbilo sem fim.

Vem, ESPÍRITO PACIFICADOR, une os povos, as raças, as comunidades, as famílias divididas. Dá-nos teu perdão. Sem teu amor, somente há luta e briga. Vem, Espírito de paz.

Vem, ESPÍRITO DE URGÊNCIA, apressa os tempos, queima as etapas. O Cristo está à porta e bate. Vem, encaminha a história para o Reino.

Vem, ESPÍRITO ESCONDIDO, Espírito Prometido, Espírito dos Profetas, de Jesus, de Maria, da Igreja Nascente. Revela-te a teu povo reunido, à tua Igreja em oração. Espírito misterioso, Espírito de Deus, derrama o teu Amor. Amém. Aleluia.

Fonte: http://cnbb.net.br/