Dom Severino Clasen: comissão “está no clima” do Ano Nacional do Laicato

27 de Maio de 2018

O bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Severino Clasen, falou sobre as ações do Ano Nacional do Laicato, durante a reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), na quarta-feira, 23 de maio.  Ele contou que o trabalho da comissão, junto com a Comissão Especial instituída, “está no clima” das atividades deste ano dedicado aos cristãos leigos e leigas na Igreja no Brasil. “Percebemos iniciativas nas pequenas e grandes cidades, como Romarias, e seminários nos regionais e dioceses”, partilhou dom Severino.

O prelado ainda citou pedidos à Comissão Especial para o Ano do Laicato para assessorias ou participação em eventos, os quais não podem ser atendidos por conta de limitações no número de pessoas que compõe o grupo. Segundo ele, há em cada regional, leigos bem formados, padres e bispos que podem contribuir nas reflexões do Ano Nacional do Laicato.

Outro destaque citado foi a realização da Semana Missionária do Ano  do Laicato, marcada para julho. O material já está disponível por meio da Edições CNBB. Dom Severino recordou toda a preparação que tem contato com o apoio das emissoras de TV de inspiração católica, por meio da Assessoria de Imprensa da CNBB e da Signis Brasil. Vários programas e entrevistas serão veiculados no período.

Dom Severino ainda lembrou do convite feito à Comissão da CNBB por parte do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida do Vaticano para um seminário sobre formação do laicato, em setembro, em Roma. Ele ressaltou que acredita que há algo a oferecer em relação ao trabalho feito no Brasil. O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, disse que a Presidência da entidade havia sido procurada para enviar algumas informações e que realmente tem muito a colaborar neste evento que deve contar com uma delegação brasileira de três pessoas.

Ainda em sua exposição, dom Severino destacou a necessidade de maior envolvimento do clero nas celebrações do ano do laicato, a movimentação em torno da renovação da coordenação do Centro Nacional de Fé e Política da CNBB (Cefep), além da preparação de um texto para a coletânea do Ano Nacional do Laicato, a partir do texto Sensus Fidei (sentido da fé) na vida Igreja, publicado pela Comissão Teológica Internacional, em 2014.

Fonte: http://cnbb.net.br/