Diocese de Ji-Paraná realiza encontro de formação com catequistas.

07 de Junho de 2018

No último final de semana, teve lugar o Encontro de Formação com Catequistas da Diocese de Ji Paraná com o tema “Itinerário de Fé”.

Participaram do encontro cerca de 120 pessoas vindas das diversas paróquias e comunidades da Diocese de Ji-Paraná e contou também com representantes da Diocese de Guajará Mirim.

A Comissão para Animação Bíblico Catequética da Diocese de Ji-Paraná reúne catequistas de toda a diocese para formação a cada dois anos. Desta vez, com o tema "Itinerário de Fé", o objetivo foi dar um impulso à Iniciação à Vida Cristã.

O encontro foi conduzido pelo padre Antônio Marcos Depizzoli, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

Padre Antonio ajudou a refletir sobre algumas chaves que não podem ser esquecidas na tarefa da catequese. Em suas reflexões ajudou os participantes a avaliarem as dificuldades e desafios que a Iniciação à Vida Cristã tem hoje em nossas paróquias.

De forma agradável conseguiu repassar os conteúdos do Documento 107 da CNBB – Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários. Pe Antônio refletiu com o grupo a dimensão da Iniciação à Vida Cristã para a caminhada da Igreja.

Que nessa tarefa a comunidade eclesial é a grande mãe gerando cristãos e cristãs para o mundo. A catequese foi a primeira a ser chamada a contribuir nesta missão porque a Igreja acredita em sua força para formar novos discípulos missionários.

Portanto, a catequese está a serviço da Iniciação à Vida Cristã.

Deu ênfase durante o encontro a duas propostas da CNBB, a 4ª Semana Brasileira de Catequese que terá por principal tema a Iniciação à Vida Cristã. Acontecerá em Indaiatuba-SP (Itaici) nos dias 14 a 18 de novembro de 2018 e destacou a Novena de Natal de dezembro de 2017, iluminada pelo DOC 107-CNBB, que a Diocese de Ji-Paraná a adaptou para os encontros dos Grupos de Reflexão nº 02 para os meses de maio a julho de 2018.

No decorrer do encontro o Pe Antônio ampliou o espaço para dialogar e trocar idéias com os participantes fazendo com que todos se sentissem inseridos dentro de todo o contexto do evento.

Na avaliação final os participantes destacaram a espiritualidade, humildade, carinho do assessor Pe Antônio e enfatizaram a organização da equipe de Animação Bíblico- Catequética da Diocese de Ji-Paraná que pensaram esse encontro nos mínimos detalhes e o realizaram com todo carinho.

Fonte: Ude Toginho. Paróquia São João Bosco