Pastoral Familiar prepara 1º Encontro Nacional de Perdas e Viuvez

05 de Setembro de 2018

É difícil para qualquer pessoa enfrentar sozinha suas perdas. Por isso, a Pastoral Familiar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vai realizar o 1º Encontro Nacional de Perdas e Viuvez. O encontro será de 21 a 23 de setembro, em São Roque (SP).

O encontro tem como objetivo proporcionar momento de partilha, reflexão, oração e formação a respeito deste tema tão frequente na vida e nas comunidades. A proposta é fazer com que as pessoas que passaram por uma perda, juntas, ouvindo uns aos outros, descubra que as perdas estão incluídas no contexto do mistério da vida e que é possível aprender a lidar e conviver com elas.

Porém, a tristeza e a fragilidade, assim como os discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35) desiludidos com a perda do Mestre e Salvador, se afastam e não conseguem compreender os desígnios de Deus. Por vezes até se duvida de sua presença e compaixão. O encontro com Jesus, devolve a esperança da vitória sobre a morte, “Neste momento seus olhos se abriram, e eles o reconheceram[…] “Naquela mesma hora, levantaram-se e voltaram. (Lc 24, 31; 33).

A fé cristã não anula o sofrimento, mas pode dar um sentido mais profundo e fecundo a ele.

Por isso a Pastoral Familiar convida a todos aqueles que passaram pela experiência da perda ou viuvez, juntamente com aqueles que queiram trabalhar em sua Arqui(diocese), Paróquia, Movimento, casais coordenadores de pastoral familiar regionais e diocesanos, e comunidade em geral, para participarem do 1º Encontro Nacional de Perdas e Viuvez.

Para mais informações acesse www.formacao.vidaefamilia.net.br

Fonte: http://www.domtotal.com