32ª Romaria da Bíblia em São Felipe D'Oeste-RO

Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Pimenta Bueno realiza a 32ª Romaria da Bíblia em São Felipe D´Oeste/RO no dia 30 de setembro de 2018

23 de Outubro de 2018

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Pimenta Bueno-RO realizou no último final de semana de setembro, dia 30, a 32ª Romaria da Bíblia, em São Felipe d’Oeste, que teve como tema: “Terra de Deus: ‘No esforço humano conquistada’” e lema:” As novas gerações a cultivam em paz!”.

A Romaria da Bíblia é realizada todos os anos e celebra Ação de Graças pela conquista da terra da antiga Fazenda São Felipe d’Oeste na década de 80, por trabalhadores rurais, através da presença e do apoio das lideranças e Agentes de Pastoral da Paróquia N. Sra. de Fátima, CPT e CIMI na época, bem como leigos e leigas das comunidades eclesiais de base da região, que buscavam forças para a organização na vida em comunidade, alimentados pela Palavra de Deus.

A 32ª Romaria da Bíblia contou com a participação de mais de 5.000 mil romeiros e romeiras, advindos das comunidades da própria Paróquia Nossa Senhora de Fátima, bem como das Paróquias vizinhas de: Santa Luzia d’Oeste, Alta Floresta d’Oeste, Cacoal, Vilhena, Espigão d’Oeste, Ministro Andreazza, Presidente Médici, Alto Alegre dos Parecis, Rolim de Moura, Ji–Paraná, Nova Brasilândia d’Oeste e visitantes de outros municípios de Rondônia e de outros Estados.

Iniciou a concentração da Romaria na Com. São Cristóvão P. 10, onde os romeiros/as foram acolhidos pela equipe de animação e foi relatada a história trazendo reavivamento aos corações e ensinando as novas gerações e futuras a valorizar este ato de conquista e fé.

Em seguida, iniciou a Celebração e os romeiros e romeiras saíram em caminhada, da Com. São Cristóvão P. 10, até o Local da Água Santa na linha 45, fazendo deste percurso uma caminhada penitencial, onde cada Comunidade representa em uma Cruz: faixa com pedido de perdão, trazendo presente a situação de violência, vivida no ambiente, em torno da comunidade.

Na chegada no local do evento, os romeiros/as foram acolhidos pela equipe de animação local e Frei Paulino motivou o momento do Glória: “Olhem para a Água, sinal da Vida que deve ser sempre respeitada. Bendito Sejais, ó Deus Criador, pela a terra, as árvores, a Água, aos seres, de onde vem o alimento que nos sustentam! Obrigado Senhor”. Realizou a Bênção da Água, do ambiente e de todos presentes. Na sequência aconteceu o almoço comunitário, seguido da Tribuna Livre com depoimentos de representantes ligados a organização camponesa, músicas e outras apresentações culturais de nossas comunidades. No local também se destacou a II Feira Semear e Cultivar de Troca de Sementes, Mudas e saberes.

Às 15 h deu-se sequência a celebração presidida pelo Frei Romeu Lucion e com a presença de demais Freis de nossa paróquia e agentes de pastoral, presbíteros de nossa Diocese. Frei Reginaldo fez a homília refletindo, “busquemos sempre este mesmo Cristo e que nas caminhadas da nossa vida dos desafios que cada um de nós tem todos os dias,  possamos encontrar o alívio, o alento e o aconchego de um Deus que nos acolhe com todo amor. Mas, o que ele nos pergunta mais uma vez: A quem realmente serviremos?”

A celebração encerrou-se próximo às 17h com momento mariano, leigos/as das comunidades entraram no meio da multidão trazendo e standarte com imagem de Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida, acompanhados de um Grande Terço, que foram conduzidos até o Altar, representando a fé de um povo que almeja um futuro de paz.

No próximo ano no dia 29 de setembro de 2019 estaremos realizando a 33ª Romaria da Bíblia e desde já fica o convite para todas as paróquias de nossa Diocese se fazerem presentes participando deste bonito dia celebrativo.

Na foto abaixo a imagem de uma das reuniões da Coordenação que fizeram com que a Romaria da Bíblia se realizasse por mais um ano e com o objetivo que ela continue sendo contada, vivida e celebrada.

Figura 1 - Reunião da Coordenação da Romaria

Figura 2 - Fiéis em Caminhada rumo a Água Santa L. 45

Figura 3 - Chegada da Procissão dos Fiéis na Água Santa L.45

Figura 4 - Espaço II Feira Semear e Cultivar de Troca de Sementes, Mudas e Saberes.

Figura 5 - Momento da Missa

Figura 6 - Momento Mariano e Benção Final

Fotos: cedidas por Leigos/as da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Paróquia Bueno-RO.

Texto: Kátia Almeida – Secretária Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Fátima de Paróquia Bueno-RO, através de informações cedidas pela Coordenação da Romaria e Leigos/as.