4ª Semana Brasileira de Catequese oportuniza experiências de Iniciação à Vida Cristã às dioceses

05 de Novembro de 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   Para participar da 4ª Semana Brasileira de Catequese, organizada pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a ser realizada de 14 a 18 de novembro, em Itaici/Indaiatuba (SP), foi dada a oportunidade para cada diocese enviar pelo menos um representante, preferencialmente membro da coordenação da catequese diocesana.

 

 

Ilza Vidal, articuladora da catequese do regional Noroeste da CNBB

    A Ilza Vidal de Pádua Costa, articuladora da catequese do regional Noroeste da CNBB, que compreende os estados de Rondônia, Acre e sul do Amazonas, é a representante da diocese de Ji-Paraná (RO), que estará em Itaici. “Estou confiante que a 4ª Semana Brasileira de Catequese contribuirá muito com o processo de Iniciação à Vida Cristã. O Brasil possui uma diversidade muito grande em vários aspectos que, ao mesmo tempo é uma riqueza e desafio para consolidar as reflexões. Penso que este encontro nos trará mais certezas”, afirmou.

   Ela atua na catequese da diocese desde 2004 e como articuladora no regional está há um ano. Por lá desenvolve uma missão desafiadora, como ela mesma define. “Desde 2004 que nos despertamos para a importância da formação e durante muitos anos motivamos a formação com catequistas através de encontros em nível diocesano, regional, paroquial e comunitário”, conta.

 

 

Padre Márcio Martins Rosa, referencial para o Serviço de Animação Bíblico-Catequética do regional Sul 4 da CNBB

   O padre Márcio Martins Rosa, da diocese de Caçador (SC) é outro convidado para participar da 4ª Semana Brasileira de Catequese. Referencial para o Serviço de Animação Bíblico-Catequética do regional Sul 4 da CNBB e também do Serviço de Animação Bíblico-Catequética da diocese, ele é um dos grandes incentivadores da organização do projeto de iniciação à vida cristã de Caçador. “A 4ª Semana Brasileira de Catequese será muito importante para nossa caminhada pastoral. Ela consagra um momento de maturidade da Igreja no Brasil acerca desse novo paradigma catequético”, afirma o padre.

   Ainda de acordo com ele, o evento reconhecerá o caminho já percorrido pela Igreja no Brasil e oportunizará a partilha de diversas experiências de Iniciação à Vida Cristã pelas dioceses do país. “O evento será um passo decisivo na consolidação da inspiração catecumenal como caminho para a formação dos discípulos missionários em nossas comunidades”, diz.

 

 

Terezinha dos Santos Barbosa, coordenadora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética do regional Nordeste 3 da CNBB

  A coordenadora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética do regional Nordeste 3 da CNBB, Terezinha dos Santos Resende Barbosa também irá ao evento. Ela assumiu a coordenação do regional em 2016. No entanto, já fazia parte da equipe de coordenação do regional, por estar como articuladora da sub-região 2, que corresponde às dioceses de Sergipe. “Consideramos a 4ª SBC de suma importância na reflexão acerca da Catequese, que está a serviço da iniciação à vida cristã. Os temas que serão abordados aprofundam o conhecimento em relação ao papel da catequese nesse processo, não esquecendo toda sua dimensão litúrgica, bíblica e experiencial”, afirma.              Aqueles que dela participarem, Terezinha afirma que serão agraciados não só com profundas reflexões, mas também com a oportunidade de conhecerem novas experiências e realidades presentes no vasto território brasileiro. “Isso é o que nos enriquece e nos fortalece na missão de tornar realidade o processo da iniciação à vida cristã em todas as dioceses”, finaliza.


Confira a programação completa do evento (acessando aqui).
Veja também a oração da 4ª Semana (acessando aqui).

 

Fonte: Portal CNBB - Igreja Católica Apostólica Romana

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: informatica@diocesedejiparana.org.br