Formação para Formadores de Seminário e Casas de Formação

04 de Fevereiro de 2019

 

Entre os dias 14 a 25 de janeiro de 2019, o Pe. José de Assis, reitor do Seminário Menor, iniciou uma pósgraduação para Formadores de Seminário e Casas de Formação, na Faculdade Dohoniana na cidade de Taubaté, SP.

 

Este estudo tem por objetivo oferecer os elementos fundamentais para o aprofundamento da identidade do formador e seu ministério, compreensão integral do processo formativo e acompanhamento dos candidatos ao ministério diocesano e vida religiosa (reflexão teórica e perspectivas de intervenção).

 

O público alvo são Presbíteros envolvidos na formação para o presbiterado e/ou vida religiosa masculina, iniciantes ou experientes no trabalho com vocacionados. Tendo em vista que o processo formativo desenvolvido nos Seminários e Casas de Formação, que reúne uma autêntica comunidade cristã (formadores e formandos), sob o cuidado do formador, deve levar o formando ao amadurecimento humano-afetivo, comunitário, espiritual, intelectual e pastoral-missionário, a formação se dá em vista de sua vida de consagração e ministerial.

 

Obedecendo as orientações do Documento 93 da CNBB, a Escola de Formadores da Faculdade Dehoniana articula as seguintes dimensões em sua concepção conforme expressa: Dimensão Humano-Afetiva, Dimensão Comunitária, Dimensão Espiritual e Dimensões Pastoral-Missionária e Intelectual. Em cada disciplina indicada, serão desenvolvidos seis enfoques interdisciplinares: Antropológico, Bíblico, Cristológico, Eclesiológico, Psicológico e Pedagógico.

 

Portanto, “a formação dos presbíteros e religiosos na Igreja hoje não pode mais contar apenas com boa vontade ou carisma pessoal. A pós-modernidade coloca o formador diante de desafios tão grandes que somente uma boa preparação lhe possibilita realizar tão importante missão”. Pe. Osmar Cavaca, Coordenador do curso.

 

 

 

Fonte: Padre José de Assis - Reitor do Seminário Menor

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]