Formação Litúrgica na Paróquia Nossa Senhora das Graças

Vilhena-RO

27 de Maio de 2019

A Paróquia Nossa Senhora das Graças ofereceu uma formação sobre Liturgia com Frei Faustino Paludo, nos dias 26 e 27 de sbril, no Centro de Formação João Paulo II.

O tema da formação foi: “Igreja povo de Deus A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma.” Participaram desta formação um total de 110 pessoas entre elas representante das pastorais, ministros extraordinários da Palavra e Eucaristia e liturgistas das comunidades.

Nosso agradecimento a todos os Agentes da Paróquia, Irmãs e Freis Capuchinhos, ao nosso Pároco Frei José Angelo Mascarello e ao Frei Faustino Paludo.

A todos Paz e Bem e as Bênçãos de Deus!

Detalhes e aprofundamento sobre o tema:

O tema da formação foi: “Igreja povo de Deus ‘A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma’.” O significado da Igreja é o povo de Deus reunido pela convocação de Deus. Que para compreender o tema Igreja é preciso ir ao evangelho de Mateus 18, 20: “Pois onde dois ou mais estão reunidos em meu nome, Eu aí Estou no meio deles.” A Igreja é a mais importante obra do Espírito Santo para dar continuidade na missão de Jesus Cristo e para levar a bom termo o projeto salvador de Deus. “Cremos na igreja porque cremos no Espírito Santo. Cremos na Igreja porque ela é fruto do amor de Deus Pai. Crer na Igreja significa que somos chamados a viver a fé no Espírito Santo, pois é o espírito Santo que nos anima para a obra. Neste encontro também falou-se das tradições e modelos da Igreja e que a nossa experiência de fé em Jesus Cristo acontece junto com os outros em comunidade. A comunidade encontra sua inspiração na palavra testemunhada e anunciada por Jesus, em nome do Pai e confiada aos Apóstolos. Lc10,16. Pela palavra de Cristo a igreja existe e age guiada pelo Espírito Santo.

Jesus Cristo é a pedra fundamental da vida eclesial;

Centro e fundamento da Igreja;

O cristão encontra no modelo de vida de Jesus e dos apóstolos sua inspiração para ser comunidade eclesial.

É a comunidade constituída por Jesus (Mt 10, 1-4; Mc 3,13s; Lc 6,12-12). A comum idade de apóstolos e discípulos foi sendo iniciada com Jesus a um novo estilo de viver.

Na comunhão;

Na igualdade e dignidade e dignidade entre todos; Gl 3,28

Na partilha de vida e bens;

Na amizade (vós sois amigos e não servos (Jo, 15-15);

No serviço (Lc 22, 25-26);

No perdão (Mt 16,19)

Na Oração em comum;

Na Alegria;

Os primeiros cristãos trilhavam um caminho buscando se manterem fiéis a proposta do Evangelho.

Qual a natureza específica da Igreja?

A Igreja é santa e pecadora.

A Igreja não pode ser compreendida como obra simplesmente humana, produto da inteligência ou da criatividade de humanos (constituída por pessoas humanas com suas grandezas e limitações)

A natureza da Igreja é ordem do sinal – sinal sacramental, relacional, no horizonte do mistério de Deus em três relações constituídas de ser da Igreja (cf. Libanio) 1982, p. 187ss.

A Igreja não é o Reino mas é Sacramento histórico do Reino de Deus (A Igreja é servidora). A Igreja é ao mesmo tempo santa e sempre na necessidade de purificar-se (Vaticano II) LG nº 8c.

A Igreja é pecadora porque ela é humana e carrega a santidade de Deus, porque Jesus Cristo e o Espírito santo habitam nela e jamais irão abandoná-la. Não somos nós que fazemos a santidade da Igreja ela não é santa por nossos merecimentos, mas porque Cristo a tornou santa por sua morte na cruz.

A Igreja é santa porque provem de Deus que é Santo e lhe é fiel e não a abandona.

“O Papa Francisco destaca a relação da Igreja com o Mistério de Deus; A igreja é antes de tudo um mistério que mergulha as raízes na Trindade, mas tem sua concretização na história do povo peregrino e evangelizador que sempre transcende toda a necessária expressão institucional. A Igreja é uma obra Divina e humana.”

A Igreja nasceu do coração transpassado de Jesus Cristo crucificado, ou seja, a Igreja se originou do mistério pascal de Cristo Jesus e da efusão do Espírito Santo.

Fonte: Paróquia Nossa Senhora das Graças

Local: Vilhena-RO