ESCOLA BÍBLICA DA PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA - JARU

NO SETOR CIDADE - UMA RESPOSTA AO APELO DOS LEIGOS E LEIGAS!

05 de Junho de 2019

Esta Escola teve início dia quatro de março de 2019, no Auditório São João Batista com a aula inaugural. Estavam presentes, aproximadamente, 130 pessoas, das comunidades dos setores da cidade e de algumas do meio rural. A maioria continua perseverante, frequentando com muito interesse a Escola, todas as segundas-feiras, das 19h30 às 21h. Na aula inaugural, Pe. Édson Castro, svd, falou sobre a importância da Bíblia na animação da vida, espiritualidade e missão dos cristãos e de toda a Igreja. Salientou a necessidade da parte da Igreja de dar prioridade à formação bíblica e teológica de todo o Povo de Deus e das suas lideranças. “Para estudar a Bíblia precisamos ter muita fé, disciplina e perseverança. E temos certeza de que o Espírito nos conduzirá nessa jornada da Escola Bíblica”, afirmou Pe. Édson.

A programação desse estudo bíblico consta de uma Introdução Geral à Bíblia, Primeiro Testamento e a formação do Povo de Israel, passando por todas as etapas da sua História, a partir do estudo de textos produzidos nos respectivos períodos. E nessa trajetória, percebendo o processo da revelação de Deus ao seu povo. Abordamos também os Métodos de Interpretação, com ênfase no método de Leitura Orante da Bíblia e a sua prática  No primeiro semestre, os temas foram trabalhados por Pe. Édson e Ir. Teresa Nascimento, iic. A Escola está prevista para 2 anos: 2019, estudo do Primeiro Testamento e 2020, do Segundo Testamento. Nessa iniciativa, contamos o apoio e incentivo do Pároco, Pe. Sivaldo Cherqui e da sua equipe. Percebemos por parte dos participantes, grande interesse na leitura de textos e a busca do seu sentido, a partir do seu contexto e da realidade atual, e iluminado por uma fé comprometida com a vida. Vejamos alguns depoimentos.

Kaio Crepaldi da Silva afirma: Esse estudo bíblico está sendo maravilhoso para a minha vida. Estou aprendendo muito. Tem a importância de ler a Bíblia, ler, reler, para entender e colocar em prática. Aprender a ler e interpretar a Bíblia de acordo com a orientação da Igreja. E descobrir a mensagem que a Palavra de Deus traz para nós a cada dia. Ajuda a gente a conhecer a história do Povo de Deus e a comparar com a nossa história: olhando para o passado, o presente, e sonhando com o futuro que Deus quer para todos.

Cirilo Rodrigues também dá seu depoimento com muita convicção e entusiasmo: A Escola Bíblica é algo fantástico que aconteceu na minha vida e na vida da minha família. Faz com que a gente cresça muito na compreensão dos textos. A partir desse estudo, a gente já está vendo e lendo a Bíblia de uma forma diferente. Estamos nos reunindo em família para ler a Bíblia, discutir o texto, o contexto. A Escola Bíblica trouxe uma grande alegria para a vida da gente. Esta iniciativa é o melhor investimento que a Paróquia está fazendo. Não vejo a hora de chegar a segunda-feira para ir para a Escola Bíblica, concluiu Cirilo Rodrigues.

Fonte: Ir. Teresa Nascimento, iic - Coordenadora da Escola Bíblica

Outras Fotos