II Encontro de Agroecologia e Economias Indígenas

‘’A defesa da terra não tem outro propósito senão a defesa da vida.’’ (Papa Francisco).

12 de Junho de 2019

No dia 03 a 06 de junho de 2019 a Equipe do CIMI – Conselho Indigenista Missionário de Rondônia de Ji-Paraná, vivenciaram junto com indígenas das etnias Arara, Tupari, Aicanã Kuazar, Puruborá e com alguns acadêmicos indígenas da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, campus de Ji-Paraná, o II Encontro de Agroecologia e Economias Indígenas, com o tema: “Economias Indígenas Tradicionais e Práticas Agroecológicas, para Manutenção do Bem Viver’, O evento aconteceu no estabelecimento do Centro Diocesano de Formação em Ji-Paraná-RO, coordenado pela equipe do CIMI-RO com as agentes do CIMI Marly Ferreira e Virgínia Souza. A assessoria do encontro foi realizada pelo técnico em agroecologia Gerry Carpanini do município de Porto Velho/RO.

Neste encontro refletiu-se o fortalecimento das práticas tradicionais sustentáveis para economias dos povos indígenas, dentro das dimensões da agroecologia ambiental social, cultural e ético, os povos tradicionais vivem essas dimensões, pois tem uma relação de amor e respeito com a natureza, guardiões da floresta e guardiões das sementes e saberes tradicionais.  Elisabete Aicanã falou sobre a importância do trabalho coletivo para garantir a permanência dos jovens na comunidade, e que para eles a colheita do açaí está sendo uma ótima experiência na terra indígena a qual pertence. Os povos e comunidades indígenas estão em constante enfrentamento para proteger suas terras e os roçados, garantia de soberania alimentar, autonomia e permanência dos povos na comunidade.

Como encerramento da atividade, foi realizada na noite do dia 06, uma roda de conversa com os contos indígenas partilhados pelo Pajé Firminio dos povos Arara, e pelos indígenas dos povos Aicanã Kuazar, houve dança tradicional e bebida Chicha, houve também troca de sementes entre as etnias. Momento de alegria contagiante e de belezas culturais indígenas florescendo e sendo reforçadas, a partir de amizade e afetividade.

Agente de Pastoral Indigenista

Fonte: Marly Ferreira - Equipe do CIMI-RO/ Ji-Paraná-RO