Aprovada criação do Dia de Maria de Nazaré Padroeira de Rondônia

Proposta de Follador estabeleceu o segundo domingo do mês de setembro como Dia da Padroeira

30 de Agosto de 2019

 

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou por unanimidade, esta semana, o projeto de lei que instituiu o Dia da Padroeira do Estado de Rondônia, Maria de Nazaré, que passa a ser comemorado todos os anos no segundo domingo do mês de setembro. O projeto é de autoria do deputado Adelino Follador (DEM), que disse atuar nesta proposta como porta voz de todas as comunidades católicas do Estado de Rondônia.

Ao justificar a propositura, Follador disse que Maria de Nazaré é por tradição a Padroeira da Amazônia, e por isso o gesto da comunidade rondoniense e do Parlamento é uma medida relevante para todo aquele que tem fé, um retrato da cultura e da admiração do povo de Rondônia e da Amazônia a Nossa Senhora de Nazaré, Mãe do Senhor Jesus, e a reverência e devoção à sua imagem como Mãe da Igreja, as festas e comemorações em sua homenagem são ponto alto das manifestações religiosas do povo rondoniense, a exemplo das manifestações tradicionais no Estado do Pará.

O deputado citou a carta que recebeu do padre Alceu Weber, da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, de Porto Velho (Jardim Eldorado), em que descreve a aventura de fé do povo paraense que trouxe para Rondônia, como quem reza o terço, carregado de todo o simbolismo da via crúcis, o Círio de Nazaré para Porto Velho, citado no livro Desbravadores, do professor e ex-padre Vitor Hugo.

De acordo com a carta do religioso, "Em 1934, pelo decreto governamental nº 180, Nossa Senhora de Nazaré foi declarada Padroeira de Rondônia - já era Rainha da Amazônia -, e a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, em Porto Velho que organizava o Círio de Nazaré, manteve até 1981 um Altar dedicado à Nossa Senhora de Nazaré. De 1982 a 1990 toda essa estrutura devocional foi transferida para a Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Por fim, em 1991 foi construída a primeira Capela de Nossa Senhora de Nazaré, vinculada à Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Adelino Follador disse que tem conversado com muitos religiosos e pessoas da sociedade, que como o padre Alceu Weber reconhecem a necessidade de tornar a paróquia em um Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, com celebrações diárias e outras atividades.

O deputado, que tem uma história de fé e colaboração com a igreja católica, disse que não podia deixar de propor a criação do Dia de Nossa de Nazaré, “que para mim é uma grande honra, um gesto de amor a Maria de Nazaré que dignifica a mim, minha família, aos rondonienses e a todos que a tem como Mãe da Igreja”, disse.

 


 

Fonte: Portal Tudo Rondônia

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: informatica@diocesedejiparana.org.br