ENCONTRÃO COM CATEQUISTAS – REGIONAL NOROESTE DA CNBB

Tema: Bibliodrama Lema: Ferramentas e experiências para comunicar o texto sagrado

26 de Setembro de 2019

O anúncio do Evangelho, a Boa Notícia da salvação e da Graça de Deus por meio de seu filho Jesus para toda a humanidade, é o que move inúmeras pessoas diariamente em trabalhos dentro e fora desta Igreja amazônica. Esse anseio quando internalizado fortalece a vida para o dia a dia, e brota dentro de cada coração a esperança entregue em fé de que dias melhores sempre estão por vir, pois, há a convicção de que o Deus de amor jamais descuida da existência de nenhum de seus filhos e filhas. Essa fé que transporta montanhas faz cada pessoa ter um olhar de confiança e de descanso independentemente das circunstâncias atuais, ter sempre em si um espírito pacificado e pacificador em tempos que o sistema clama por violência, ter bom ânimo e esperança em tempos de desalento, desespero e tristezas, ensina a ficar contentes em qualquer situação, pois se sente amado pelo Pai Eterno. Produz e alimenta o amor em tempos de frieza, individualismo e de extrema competição, ensina sobre partilha, união e solidariedade.

Nesses tempos difíceis para uma vida em doçura, o anúncio dessa notícia deve ser derramado em abundância para que cada vez mais as pessoas possam ter a esperança verdadeira e que o mundo possa florescer em mais harmonia, bondade e amor, por isso há a importância em utilizar de métodos criativos e que possam contribuir para esse anúncio. Foi isso que vimos e vivemos durante os dias 06 a 09 de setembro de 2019, no Centro Arquidiocesano de Porto Velho, onde estiveram reunidos 113 integrantes para o tradicional Encontrão com Catequistas do Regional Noroeste da CNBB, com a participação de todas as dioceses: Cruzeiro do Sul, Guajará-Mirim, Humaitá, Ji-Paraná, Lábrea, Porto Velho e Rio Branco. A formação sobre Bibliodrama que teve como lema “Ferramentas e experiências para comunicar o texto sagrado”, proporcionou experiências singulares e de muita reflexão em todos os participantes, através da belíssima assessoria de Loredana Vigini, missionaria italiana que desenvolve um projeto de divulgação e formação de assessores e facilitadores do Bibliodrama no Brasil e na Itália.

Fonte: Comissão para a Animação Bíblico Catequética