Legião de Maria realiza Retiro Espiritual em Ji-Paraná-RO

03 de Outubro de 2019

Aconteceu no Centro Diocesano de Formação Padre Romano no município de Ji-Paraná – RO no dia 29 de setembro o retiro espiritual da Legião de Maria com participação mais de 350 pessoas. Tendo como tema central: Maria na Bíblia e com os subtemas: Visitação de Maria a sua prima Isabel, Maria nas Bodas de Caná, e Assunção de Maria Santíssima.

Houve o momento de acolhida aos participantes, a entrada da procissão com a imagem de Nossa Senhora, canto Legionário oficial, apresentação da programação, orações iniciais da Tessera, e a reza do terço mariano.

Em seguida, iniciou-se a primeira palestra, com a orientação do Professor Luciano Osmar Menezes, desenvolvendo o passo a passo da Leitura Orante da Palavra aprofundando o texto bíblico do segundo mistério gozosos da oração do terço, com o tema visitação de Maria a sua prima Isabel, atitude de acolhimento e sair da zona de conforto, diante da leitura do Evangelho de Lucas 1, 39-45. Logo após, foi realizada a Leitura com Meditação, a Oração e Contemplação conforme o método da Lectio Divina (Leitura Orante da Palavra).

Posteriormente na segunda palestra enfatizou-se o 2º mistério luminoso da oração do terço com o tema Maria nas bodas de Canã. Entretanto, destaca-se que este fato bíblico foi o primeiro milagre de Jesus. Contudo, o texto convida-se para imitar a atitude de confiança de Maria em baseada em sua fala: “Faça tudo o que Ele vos disser”. O texto norteador da reflexão foi do Evangelho de Jo 2,1-12 utilizando o mesmo processo reflexivo da Lectio Divina e seguidamente foi rezado a Catena Legionária.

Na sequencia ocorreu a terceira palestra meditando o 4º mistério glorioso da oração do terço com o tema “Assunção de Maria Santíssima como Mãe de Deus e Nossa” no Evangelho de Lc 1, 46-55. Imediatamente meditou-se e refletiu-se o cântico do Magnificat, canto de louvor a Deus por Maria em fazer tantas maravilhas realizadas na pequena serva do Senhor. E para o encerramento do retiro espiritual Celebrou-se a Eucarística com as leituras do 26º Domingo do Tempo Comum, com dedicação para o Dia Nacional da Bíblia.

A frente da coordenação esteve os oficiais do Comitium, da Nossa Senhora de Guadalupe e Nossa Senhora Torre de Marfim, com suas Cúrias afiliadas, tendo como Presidente as legionárias Marlene Alves Apolinário e Maria José Aguiar. Estiveram presentes Legionários das 4 Paróquias de Ji Paraná e Comunidades adjuntas a estas, bem como membros de Presidente Médici, Paróquia São João Batista, comunidades: Matriz e Nossa Senhora da Saúde, avaliaram o encontro muito positivo, interativo e produtivo. Tudo aconteceu de forma harmoniosa e com as bênçãos de Deus de Nossa Senhora que passa na frente e com a força do Divino Espírito Santo presente e ativo no retiro.

Faz necessário notificar que a fundação de Legião de Maria completou no dia 7 de setembro 98 anos de fundação. Sendo assim levantou a ideia e objetivando de forma consistente que o futuro dos Legionários será comemorado os 100 anos caminhada em 2021 com um grande encontro diocesano em Ji-Paraná. Na ocasião pode-se relembrar o lema da Legião de Maria: "Um Exército em Ordem de Batalha". Além disso, o estandarte define o símbolo da missão da Legião apresentada à pomba que representa o Espírito Santo que move, ilumina e defende a Legião. A legenda « Legio Mariae » é o nome da identificação do movimento. A imagem da Virgem Maria em cima do globo terrestre simboliza derramando graças sobre a terra. O conjunto do estandarte exprime a ideia da conquista do mundo pelo Espírito Santo, atuando por Maria e seus filhos. Assim tudo a Jesus mas por Maria, tudo a Maria para Jesus.

Agradecimento especial para as Legionárias que prestam serviço ao Movimento da Legião de Maria: Comitium Nossa Senhora de Guadalupe coordena Legião de Maria Paróquias São José, N. Sra de Fátima e São João Batista de Presidente Médici. Marlene Alves Apolinário a função de Presidente, Zacarias vice, Maria da Luz como secretária e Renata como tesoureira.  E Comitium Nossa Senhora Torre de Marfim, coordena Paróquias Dom Bosco, São Sebastião e Mãe dos Migrantes Mirante da Serra. Tendo como Presidente Maria José Aguiar, vice Neide Gomes, secretaria, Iná e tesoureira Elenir Couto.

Fonte: Texto: Luciano Osmar Menezes / Fotos: Regina Mara Boaventura

Local: Ji-Paraná-RO