33ª Romaria da Bíblia na São Felipe d'Oeste

22 de Outubro de 2019

A Paróquia Nossa Senhora de Fatima, de Pimenta Bueno-RO, realizou no último domingo de setembro, dia 29, no município de São Felipe   D’Oeste–RO linha 45, a 33ª Romaria da Bíblia com o tema: “Em Defesa da Vida” e o lema: “O cuidado da natureza e de nossas vidas”.

A Romaria reuniu mais de cinco mil romeiros/as no local da Água Santa, vindo de diversas comunidades de nossa Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de paróquias vizinhas: Cacoal, Espigão D’Oeste, Rolim de Moura, Santa Luzia D’Oeste e romeiros/as vindos/as de diversos municípios de Rondônia e também de outros estados.

A Romaria da Bíblia é um dos eventos mais importantes de nossa paróquia e também de nossa Diocese de Ji–Paraná, pois ela faz memória à conquista da terra no município de São Felipe D’Oeste e também do grande legado da nossa Igreja Católica na região. E assim todos os anos em sua celebração litúrgica, promove o refletir do amor de Deus para com o povo que aqui vem agradecer, restaurar, aprender, conhecer e vivenciar o jeito novo de ser igreja.

A Romaria iniciou-se com a concentração e acolhida dos/as romeiros/as na comunidade Nossa Senhora das Graças com as crianças da catequese e a animação ficou por conta da comunidade Cristo Rei e Grupo Iluminar. Após a acolhida deu-se início ao momento marcante da Romaria o testemunho vivo dos pioneiros fazendo-se memória dos acontecimentos que deram início a Romaria da Bíblia. Essa história também foi contada de forma significativa com a entrada das 33 camisetas da Romaria que representam toda caminhada evangelizadora desde o início até chegar a 33º Romaria.

Após esse momento, iniciou-se a caminhada rumo à Água Santa, durante o percurso vivenciou-se o momento de perdão, com reflexões sobre os cuidados com a natureza e a vida. Na chegada à Água Santa o momento foi de purificação e bênçãos, os freis, ministros e ministras abençoaram a água e em seguida aspergiram o povo.

Na sequência os romeiros se aconchegaram nas sombras das árvores, almoçaram; trocaram experiências com outras pessoas; encontraram amigos e conhecidos distantes; trocaram sementes na Feira de Sementes; rezaram em silencio; louvaram com os jovens da banda Exército de Deus e participaram do momento cultural.

Às 14h30 deu-se continuidade com à Santa Missa celebrada pelos freis de nossa paróquia e demais padres presentes. A proclamação da Palavra de Deus refletiu o valor da vida humana, da natureza. Nossa Senhora Mãe e Rainha, se faz presente ao final da celebração, abençoando seus filhos/as, momento emocionante e de devoção onde os/as romeiros/as demonstram seu amor e veneração à Santíssima Virgem Maria e agradecem seu amor por nos derramado. E desde modo os/as romeiros/as se despediram deste santuário vivo e voltam para suas casas revigorados e certos de que ano que vem retornarão.

Fonte: Texto por: Franciéli da Silva Toledo, João Ricardo Spanhol e Frei Paulino Costela

Outras Fotos