Escola Fé e Política realiza formação com o tema “Políticas Públicas”

22 de Outubro de 2019

 

A Escola Diocesana Fé e Política de Ji-Paraná-RO, realizou nos dias 27 a 29 de setembro a 3ª Etapa de Formação da 14ª Turma, com o tema: “Políticas Públicas”. O encontro aconteceu no Centro Diocesano de Formação em Ji-Paraná-RO. Os trabalhos foram assessorados pelo Secretário Executivo do Centro Nacional de Fé e Política (CEFEP), Pe. Paulo Adolfo Simões.

 

Participaram alunos enviados por várias paróquias e comunidades, com atuação em coordenação de pastorais, movimentos sociais, educadores e radialistas.  

 

A formação teve inicio dia 27, sexta-feira, com uma Análise de Conjuntura, destacando os temas: Presidencialismo de Colisão; Crise Social, Econômica e Ambiental; Educação; Relações Internacionais; Presença das Igrejas; Desafios.

 

O tema principal “Políticas Públicas”, abordou: Conceituação, História e Tipologia de Políticas Públicas e as Conquistas Sociais na Constituição Federal – CF/1988; Planejamento Governamental e Orçamento Público; Prestação de Contas; Controle das Políticas Públicas; Instrumentos jurídicos de representação e outros conteúdos relacionados ao tema sobre a Campanha da Fraternidade 2019, que trata das “Políticas Públicas” e tem como lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27).

 

No domingo, dia 29, pela manhã Pe. Paulo Adolfo presidiu a Santa Missa com a turma em formação, encerrando os trabalhos neste dia.

 

Pe. Paulo Adolfo deixou como recomendação para prática diária, que o conteúdo aprendido seja refletido nos ambientes familiares, do trabalho e igreja de todas as pessoas presentes.

 

Além de participar desses eventos formais, a coordenação local fez um rápido passeio nos principais pontos da cidade com o assessor, oferecendo oportunidade de conhecer pequena parte da cidade. Na oportunidade visitou também juntamente com José Aparecido do IPER, a Igreja São Jose, local onde está sepultado Dom Antonio Possamai.

 

 

Fonte: Texto e fotos: Escola Diocesana Fé e Política de Ji-Paraná-RO

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]