PARÓQUIA SANTA LUZIA COMPLETA SEUS 25 ANOS

01 de Novembro de 2019

 

“A Igreja está na Amazônia, não como aqueles que têm as malas na mão, para partir depois de terem explorado tudo o que puderam. Desde o início a Igreja está presente na Amazônia com missionários, congregações religiosas, sacerdotes, leigos e bispos e lá continuam presente e determinante no futuro daquela área”. (Papa Francisco aos Bispos do Brasil, Rio de Janeiro, 27 de julho de 2013).

 

 

Pelas palavras do Papa Francisco, confirmamos a vida das comunidades desse pedaço de chão de Rondônia para celebrar o ano Jubilar da Paróquia Santa Luzia, municípios de Santa Luzia D’Oeste, Alto Alegre dos Parecis e Parecis, estado de Rondônia, pois acreditamos que nossa Fé merece registro celebração e festa, que conduzirá a renovarmos as forças na caminhada das Comunidades Eclesiais de Base.

 

O ano jubilar da Paróquia Santa Luzia começou a ser idealizado no último CPP/CAEp do ano 2018, quando um grupo de leigos e leigas, juntamente com os agentes de pastorais fizeram memória da caminhada paroquial daquele ano, avaliando e projetando ações evangelizadoras para o ano 2019.

 

A Paróquia Santa Luzia é composta por 59 comunidades nos municípios de Santa Luzia D’Oeste, Parecis e Alto Alegres dos Parecis, localizadas geograficamente por longas distancias, liderada por leigos e leigas engajados, anunciando a palavra de Deus, construindo comunidades discipular, missionária e ecológica, sendo sal e luz do mundo, participando nas lideranças e dentre eles os que compõem os conselhos paroquiais. Assim, decidido ficou registrar nosso jubileu para resgatarmos a vitalidade desse Projeto de Deus tornado presente no nosso tempo pela ação do Espírito Santo.

 

O projeto de Deus na Amazônia fez-se carne e armou sua tenda no sonho, caminhada, pouso e estadia dos primeiros migrantes desta terra, necessário seria realizar a festa Jubilar, congregando todas as comunidades para se encontrar para o grande dia do festejo.

Diversos encontros foram realizados para que as equipes de trabalho, avaliassem e projetasse às ações que logo foram encaminhadas, como a burocracia para realização do bingo e a burocracia para a realização do evento.

 

“A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma” (Atos dos Apóstolos 4, 12).

A festa jubilar iniciava uns dois dias antes recepcionando os primeiros padres do Verbo Divino que atuaram no início dos trabalhos paroquiais como também um grupo das irmãs Filhas de Maria Servas da Caridade. Pairava entre as pessoas as expectativas do grande encontro destes agentes com as comunidades que, logo, na manhã do dia 15 de setembro encontravam-se, chegando em carros, motos, ônibus, outros a pé, concentrando-se no campo de futebol do estádio municipal 11 de maio, na cidade de Santa Luzia D’Oeste.

 

Tudo pronto para a grande festa celebrativa. Pe. Celestino juntamente com os demais agentes e lideranças comunitárias prontos para a procissão, enquanto isso foi lido o a história deste povo que pelos anos 1970 e 1980 era migrante e trazia na bagagem o sonho de uma terra prometida que acalentaria o sonho da Terra própria. Fixando moradia construiria as primeiras comunidades. A igreja faz-se presente pelo Cacaio e Tarimba, a pé ou de Gurgel, padres e irmãs percorreram caminhos pioneiros junto com o calor destes trópicos levando o conforto da Palavra de Deus para aqueles e aquelas que chegavam nesses rincões de Rondônia para efetivar o sonho de ser proprietário de um pedaço de chão. O chão da partilha, da solidariedade, da amizade, acolhida e humanidade traçava as pegadas das famílias que se encontravam finais de semana para celebrar a ação do Espírito Santo sobre todos. Assim se afirmou a comunidade Santa Terezinha em 1979 e logo a Comunidade Santa Luzia e seguindo esse rastro demais comunidades foram se formando ao longo das linhas, como nos nascentes municípios de Alto Alegre e Parecis.

 

Assim a migração unia-se fortalecendo pela partilha do cansaço e labuta da semana, O Espírito Santo continuava iluminando a todos para anunciar Jesus Ressuscita, iluminando a todos para ser Sal e Luz dos chegantes.

 

Dom Antonio Possamai cativando seu rebanho que multiplicava cada mês e ano, viu a necessidade unir as comunidades e pelo Decreto 228/1994. Era o dia 21 de Dezembro de 1994, Dom Antônio assina o Decreto confirmando a CRIAÇÃO DA PARÓQUIA SANTA LUZIA.

 

Pela comunhão de serviços os agentes pastorais da Paróquia N.S. Aparecida de Rolim com as Filhas de Maria Servas da Caridade o testemunho do Reino de Deus foi salientando o crescimento das comunidades Eclesiais de Base.

 

A Messe crescia, D. Antônio percebendo assina em 07 de fevereiro de 1998 o Decreto 011/98 a Provisão do Pároco de Santa Luzia Pe. Gustavo Bertea do Clero Diocesano e no mesmo dia assina também a Provisão de Vigária Paroquial de Santa Luzia a Ir. Maria das Dores Ferreira das Filhas de Maria Servas da Caridade.

 

O novo Milênio se aproximava e todas as comunidades estavam preparando-se para o Ano Jubilar quando outra Boa Nova foi anunciada.

 

Ano 2000 recebíamos a Congregação Verbo Divino. Pe. Agostinho Janning como Páraco, e os vigários paroquial: Vicente Castro, Slawomir Rzepka e Máriton B. De Holanda.

 

O Espirito de Deus continuou agindo cada vez que as congregações (Verbitas e Servas da Caridade) substituíam pessoas na missão da Paróquia.

 

No ano 2010, com a partida das Servas da Caridade para outras terras em missão, os leigos juntamente com os verbitas continuaram missão.

 

Após a linda Missa, os fiéis mesmo sob o calor escaldante do dia, dirigiram-se aos pontos onde estava sendo servido o almoço, que com o som das vozes alegres nos reencontros de amigos, serviam-se.

 

Muitas dinâmicas atraíam as famílias no resgate das memórias dos serviços de leigos e leigas juntamente com os agentes de pastorais ao longo dos anos. E para melhor reforçar a memória dos serviços de evangelização, passavam pela barraca da exposição de fotos e documentos paroquiais, rindo e comemorando momentos vividos em missão.

 

As famílias confraternizaram doces, sorvetes, suco, bolo e geladinhos, pois a expectativa de cantar parabéns e cortar o bolo em formato com a idade da paróquia (25) era grande como também a apresentação da banda de música católica e com a realização do grande bingo com o prêmio no valor de R$ 25.000,00 dividido em 04 oportunidades, as famílias dirigiram-se para suas casas e municípios agraciados pelo espírito renovado para as messes em comunidades.

 

Os 25 anos paroquial foram anos de graças, luzes, esforços, fraquezas e vitórias. Tudo isso são frutos da bondade de Deus.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Texto rascunhado pela Professora Marcia Cecília Fortunato da Silva Marques, licenciatura História pela Universidade Federal de Rondônia- UNIR, pós-graduada em História Regional pela Faculdade de Pimenta Bueno- FAP, Formação Laical de Teologia, Fé e Política pela Diocese de Ji Paraná. Catequista fundadora da comunidade Santa Luzia, Membro Fundadora da Comunidade Sagrada Família. Hoje membro participante Comunidade Sta Terezinha / Santa Luzia D’Oeste-RO.

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]