Regional Noroeste: VI Assembleia da Catequese aprofunda Itinerário Catequético e Iniciação à Vida Cristã

06 de Março de 2020

Aconteceu nos dias 28, 29 de Fevereiro e 01 de março deste ano, a VI Assembleia da Catequese da Diocese de Guajará Mirim, na cidade de Colorado D´Oeste, em Rondônia, tendo como proposta aprofundar o Itinerário Catequético e a caminhada da Iniciação à vida Cristã. Estavam presentes as 13 paróquias que compõe a diocese, subdivida em três Regiões Pastorais: Região Sul: Cabixi, Colorado D’Oeste, Cerejeiras e Corumbiara; Região Centro: São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco, São Domingos e Costa Marques, e Região Sede: Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Nova Dimensão. Participaram 64 delegados, dentre catequistas, diáconos, religiosas, padres e a presença integral de Dom Benedito Araújo.

Há três anos a catequese diocesana assumiu como processo de evangelização a Iniciação à Vida Cristã. Na assembleia de 2018, houve a apresentação do Documento da CNBB 107. Em 2019 o Itinerário Catequético, com a assessoria do padre Abimar e este ano, a assembleia retomou os mesmos temas para aprofundar e partilhar experiência do processo, com assessoria de Ilza Vidal que é a atual articuladora da catequese no Regional Noroeste.

Segundo Maria Cristina, coordenadora da catequese, nesta assembleia a diocese assumiu o compromisso de iniciar o processo da Iniciação à Vida Cristã de forma gradativa, “sem pressa e sem pausa”, dando total atenção aos catequista, que também passarão por um processo de formação para a adesão ao novo jeito de caminhar e firmar sua vocação de ser catequista.

Dom Benedito agradeceu a presença de representantes da Pastoral do Batismo, Pastoral Familiar e da Liturgia durante toda a assembleia, demonstrando a vontade de conhecer mais sobre o processo de Iniciação à Vida Cristã. Muito entusiasmado , o bispo recomendou a todos que o processo aconteça com cautela, segurança e sem pressa.

Com informações da Comissão para Animação Bíblico-Catequética/ Regional Noroeste da CNBB

Fonte: Portal CNBB