35 ANOS DA MORTE DE PADRE EZEQUIEL RAMIN

“O martírio é o supremo testemunho prestado à verdade da fé; designa um testemunho que vai até à morte. O mártir dá testemunho de Cristo, morto e ressuscitado, ao qual está unido pela caridade. Dá testemunho da verdade da fé e da doutrina cristã. Enfrenta a morte num ato de fortaleza. “Deixai-me ser comida das feras. É por elas que me será concedida chegar até Deus” (Catecismo da Igreja Católica n. 2473).

22 de Julho de 2020

No dia 24 de julho próximo, em Rondolândia (MT), a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora unida à Diocese de Ji-Paraná (RO), celebrará os 35 anos da morte de Pe. Ezequiel Ramin.

Em tempos de pandemia, seguindo as orientações dadas pela Secretaria de Saúde do município e, também, os cuidados sanitários exigidos a fim de evitar a proliferação do vírus, neste ano não ocorrerá a tradicional Romaria.

A Diocese de Ji-Paraná e Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Rondolândia/MT) convida todo Povo de Deus a se unir em oração nesse dia. Às 16h30, no local da morte, haverá uma celebração eucarística, com a presença de representantes das comunidades. O número de pessoas será reduzido. Esta possibilidade de algumas pessoas participarem se dá de acordo com as recomendações sanitárias, com o devido distanciamento e o uso de máscaras. A Diocese está verificando a possibilidade de transmitir ao vivo, caso não seja possível, o vídeo será disponibilizado mais tarde.

Pe. Ezequiel testemunhou com a própria vida o Evangelho, deu testemunho da sua fé com o derramamento de seu sangue.

“O sangue dos mártires é semente dos cristãos” (Tertuliano). O martírio é um dom da Igreja, conforme disse São Oscar Romero “o martírio é uma graça de Deus que eu acho que não mereço, mas se Deus aceita o sacrifício da minha vida, que o meu sangue seja uma semente de liberdade e o sinal de que a esperança será em breve realidade”.

Rezemos unidos para que o sangue dos mártires não tenha sido em vão e celebremos a esperança de vida plena para todos.

Ji-Paraná, 20 de julho de 2020.

Mons. José Celestino dos Santos

Administrador Diocesano de Ji-Paraná-RO