Sínodo dos Bispos 2023: Fase Diocesana – Missa de abertura

Por uma Igreja Sinodal comunhão, participação e missão

26 de Novembro de 2021

O Papa Francisco faz um convite a todos nós: refletir como estamos caminhando juntos, ou seja, nos convida a participar do Sínodo 2021/2023 que terá por um tema: Por uma Igreja Sinodal comunhão, participação e missão .

Em nossa Diocese, faremos a abertura solene da fase diocesana do Sínodo no domingo, 5 de dezembro, às 19h30, na paróquia São João Bosco, Ji-Paraná-RO. Esperamos que cada paróquia envie representantes para esta Missa Solene.

Neste dia, todas as paróquias e comunidades, durante todas as Missas e Celebrações da Palavra, realização a abertura da fase diocesana do Sínodo 2023.

Durante todo o tempo da fase diocesana do Sínodo deve ser rezada nas celebrações a Oração do Sínodo. Atribuída a São Isidoro de Sevilha (560-636), esta oração foi usada tradicionalmente nos concílios e sinodos durante séculos de anos. Igualmente, seja feita uma prece referente ao Sínodo na Oração dos Fiéis.

Na próxima semana, postaremos orientações e subsídio para realizar a fase diocesana do Sínodo, com a maior participação possível, todos os grupos existentes na Diocese.

A oração do Sínodo Adsumus Sancte Spiritus

Espírito Santo!

Eis-nos aqui, diante de Vós, reunidos em vosso Nome.

Nosso defensor,

vinde,

ficai conosco;

tomai posse do nosso coração.

Mostrai-nos o destino,

caminhai conosco,

conservando-nos em comunhão.

Ai de nós, pecadores, se cairmos na confusão!

Não o permitais.

Iluminai a nossa ignorância,

libertai-nos da parcialidade.

Senhor que dais a vida,

em Vós, uma unidade,

convosco, a verdade e a justiça;

em marcha até à vida sem ocaso: nós vos suplicamos.

Vós que soprais onde e como desejais,

a todos uma possibilidade de passar, com Jesus, ao Pai: nós vos

adoramos, agora e sempre. Amém.