Sínodo dos Bispos 2021/2023: CONSULTA POPULAR (questionário disponível)

30 de Novembro de 2021

CONSULTA POPULAR: Por uma Igreja Sinodal, comunhão, participação e missão

Questionário disponível em:  https://forms.gle/XYE8gmy5wfJJZN6v6

Desde o começo da Igreja, os primeiros cristãos aprenderam que “caminhar juntos” era uma maneira de viver da comunidade! Por isso, sempre uns procuravam “escutar” conforme necessidade dos outros e ajudar no que fosse preciso. Dessa experiência nasce a ideia de “sinodalidade”!
      O Papa quer “escutar” a inspiração de todos nós! Cada um pode oferecer a sua contribuição e, respondendo algumas perguntas, expressar as ideias e as opiniões sobre a caminhada da Igreja!

1. Estas respostas rmanifestam a opinão de qual grupo representativo? (opções no formulário)
  2. Na sua opinião, a nossa Igreja (comunidade, paróquia ou Diocese) está sabendo participar da participação de todos? Quem são os que caminham juntos? E os que estão distantes? Como podemos ir ao encontro deles?
  3. Como você avalia a qualidade do “ouvir” na comunidade: ouvir com atenção, com respeito, e sem preconceito seja os membros participantes (mulheres, jovens, crianças, negros, idosos, pessoas com necessidades especiais ...) ou os membros distantes?
  4. Há algum medo, impedimento ou obstáculo para que os membros da comunidade expressem sua opinião na comunidade? Quem fala em nome da comunidade e como são escolhidos?
  5. Como celebrações comunitárias são bem preparadas? São inspiradoras para a vida? Elas inspiram as decisões de decisões na comunidade? Há espaço para a participação dos diferentes ministérios laicais na comunidade?
  6. A comunidade é suficientemente participativa na realização de suas responsabilidades dentro e fora da comunidade (na sociedade)? A comunidade apoia os seus membros que participam da vida na sociedade (curso social, político, educação, moradia, direitos humanos, proteção ao meio ambiente ...)?
  7. Há diálogo construtivo na comunidade e entre comunidades, e da comunidade com uma sociedade?
  8. Há relações de amizade e diálogo com outras confissões religiosas? Quais os frutos? Quais os desafios?
  9. Como o serviço da autoridade é exercido na comunidade? Como exercer os conselhos (comunitário e paroquial) em termos de uma equipe em função da comunidade / paroquial e sociedade? Como podemos promover uma atitude de “caminhar juntos” na comunidade?
  10. Quais os caminhos que se utilizam para chegar a uma “tomada de decisões” na comunidade? Como podemos crescer no ouvir a comunidade e o Espírito Santo para o processo de decisões comunitárias?
  11. 10. Uma atitude Sinodal é o acolhimento de mudanças, formação e aprendizagem constantes. Sua comunidade tem essa atitude Sinodal? (Covid19)
  12. 11. Quais são as alegrias (pontos mais marcantes) que animam a nossa Igreja (comunidade, paróquia ou diocese)? Ao mesmo tempo, quais são as dificuldades ou os objetivos (pontos menos marcantes) que precisar e melhorar?
  13. 12. O que você precisa para que a nossa Igreja pode ser mais acolhedora e aberta aos tempos atuais?

Certamente, confiamos na luz do Espírito Santo que continua presente em nosso meio e “sopra onde quer”! Obrigado por esse momento de partilha e comunhão! Estamos juntos caminhando com a Igreja na certeza de viver a comunhão, garantir a participação e abrir o coração para uma missão!