Infância e Adolescência Missionária realiza formação com assessores de todo o Brasil

A formação teve início no dia 30 de janeiro e se encerra no dia 03 de fevereiro. Tem como objetivo vivenciar um processo de formação integral, oportunizando que os participantes sejam multiplicadores da IAM em suas regiões.

01 de Fevereiro de 2023

Vatican News

A sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília (DF) recebe nesta semana assessores e assessoras de todas as regiões do país para participar do Curso de Assessores e Multiplicadores da Infância e Adolescência Missionária (IAM). A formação acontece de 30 de janeiro a 03 de fevereiro e tem como objetivo vivenciar um processo de formação integral, oportunizando que os participantes sejam multiplicadores da IAM em suas regiões.

O curso conta com a participação de 48 assessores e assessoras e vai colaborar no fortalecimento de laços e a trocar de experiências, criando uma unidade formativa para todo o Brasil. Os participantes foram escolhidos para representar seus Estados e contribuem com a formação a partir de suas realidades.

Dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB, presidiu a missa de abertura nesta segunda, 30 de janeiro. O bispo lembrou os desafio hoje enfrentados pela Igreja na Evangelização das crianças. “Uma das maiores preocupações da Igreja Católica na atualidade é a transmissão da fé para as novas gerações. Vemos tantas pessoas não apresentando mais Jesus às crianças e aos adolescentes. Neste sentido, a Infância e Adolescência Missionária se torna uma grande prioridade. Grande não só porque trata do tema da missão, e o mundo todo é uma grande missão, mas acima de tudo porque esta Obra apresenta a missionariedade, dando às crianças e aos adolescentes uma causa pela qual viver. Desde pequenos eles percebem que têm alguma coisa pela qual dão sentido e significado à vida. Este curso que hoje inicia é importante porque quer preparar os assessores e assessoras para trabalhar neste grande projeto da IAM”, destacou Dom Joel.

Conheça a IAM

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é um estilo de vida, um jeito especial de ser durante todos os dias da semana, assumido junto ao grupo. Participam da Obra crianças e adolescentes que se identificam com o carisma “Criança e adolescente rezando e ajudando crianças e adolescentes”. Por meio do olhar atento às realidades universais, os missionários da IAM agem em suas realidades locais, como protagonistas da missão. Os grupos da IAM são formados por até 12 crianças ou adolescentes. Esses grupos são organizados por proximidade de faixas etárias.

Terão o acompanhamento de um/a assessor/a adulto. As crianças ou adolescentes, além de escolher uma equipe de coordenação para dinamizar os encontros, farão a distribuição dos compromissos necessários para o bom andamento do grupo. A IAM tem uma metodologia própria com o objetivo de motivar as crianças e adolescentes a refletir sobre as realidades encontradas desde o âmbito local até além-fronteiras. Para isso, a Obra acontece por meio de encontros semanais para refletir um Tema Gerador, escolhido pelo grupo, dentro de quatro encontros que refletem a realidade, a espiritualidade, o compromisso e a vida de grupo.

Saiba mais acessando o site da IAM

Fonte: Vatican News