Brasília sedia, de 6 a 10/03, a Assembleia Regional do Cone Sul da etapa continental do Sínodo sobre a Sinodalidade

06 de Março de 2023

Na próxima semana, de 6 a 10 de março, Brasília (DF) vai sediar a Assembleia Regional do Cone Sul com a participação de cerca de 186 representantes da Igreja Católica da Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Brasil. Faz parte da série de quatro encontros promovidos pelo Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho (Celam), em parceria com as Conferências Episcopais dos países sede, para aprofundar o documento para a Etapa Continental, que retoma os apontamentos feitos durante a fase diocesana do sínodo. O Sínodo 2021-2024, convocado pelo Papa Francisco, tem como tema: “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.

Os representantes dos países (bispos, presbíteros, religiosas, religiosos e agentes de pastoral) seguem a metodologia da “Conversa Espiritual”, um instrumento para o discernimento comunitário, baseado na escuta ativa e receptiva com foco na partilha do que toca mais profundamente aos participantes . O arcebispo de Trujillo, no Peru, e presidente do Celam, dom Miguel Cabrejos Vidarte, conduzirá a abertura da Assembleia Regional do Cone Sul na próxima segunda-feira, (6), às 9h, no auditório São João XXIII, da Casa dom Luciano . A CNBB e o Celam transmitirão a cerimônia de abertura em suas redes sociais.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, numa ação coordenada pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro e seu secretário-geral, dom Joel Portella Amado, está dando um apoio logístico na organização do evento além também de integrar a Equipe de Animação do Sínodo no Brasil felizmente com a sistematização das sínteses do país.

“Para nós, da Igreja no Brasil, está sendo uma riqueza com muitas motivações ser uma das animadoras deste processo sinodal em nosso país. Na próxima semana, estaremos com nossos irmãos latino-americanos, da região do Cone Sul, em mais um passo da Igreja no Brasil e da América Latina e Caribe no processo sinodal”, afirmou dom Joel.

Fase continental

A fase continental do Sínodo começou em 27 de outubro do ano passado com a publicação do  Documento de Trabalho para a Etapa Continental (DEC) , inspirada pela exortação de Isaías: “Alarga o espaço da tua tenda!” (Is 54,2). O DEC apresenta um mosaico dos processos de escuta que marcaram a primeira fase do sínodo e subsidiou uma nova escuta das Igrejas particulares.

As conferências episcopais organizaram uma nova síntese de cada país que servirá de base para os diálogos nas assembleias da etapa continental. Já realizou suas assembleias regionais, as regiões Centroamérica-México, em São Salvador (El Salvador), de 13 a 17 de fevereiro de 2023; Caribe, em Santo Domingo (República Dominicana), de 20 a 24 de fevereiro; e Bolivariana, em Quito (Equador), de 27 de fevereiro a 3 de março.

Próximos passos

haverá uma reunião da Equipe para a Fase Continental com delegados para a redação da Síntese Continental, de 17 a 20 de março, em Bogotá, na Colômbia. E, de 21 a 23 de março, os secretários-gerais, de forma presencial, e os presidentes das Conferências Episcopais, de forma virtual, vão reler colegialmente a experiência sinodal vivida com base no seu carisma e responsabilidade específica, mas respeitando o processo realizado e sendo fiéis às diferentes vozes do Povo de Deus.

Este documento será enviado, até 31 de março de 2023, à Secretaria Geral do Sínodo para constituir, juntamente com os outros seis continentes, a base do  Instrumentum Laboris  da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá a sua primeira sessão em outubro deste ano e sua segunda sessão em outubro de 2024.

SERVIÇO:

O quê:  Assembleia Regional do Cone Sul (Etapa Continental do Sínodo dos Bispos)
Quando:  6 a 10 de março de 2023
Onde:  Casa dom Luciano, no SGAN 905, Conjunto C, Asa Norte
Contato:  Willian Bonfim, Assessoria de Comunicação da CNBB – Fone: 61 2103 8313

Fonte: Site CNBB