Paróquia São João Bosco encerrou com missa solene a Peregrinação de Nossa Senhora Aparecida.

24 de Outubro de 2016

Entre o dia 27 de setembro e 12 de outubro de 2016 Nossa Senhora Aparecida  abriu caminhos, portas e corações, durante a peregrinação com sua imagem  nos setores urbanos da Paróquia São João Bosco em Ji Paraná.

Ao todo foram dezessete comunidades visitadas pela imagem peregrina, em todas as comunidades houve procissões com reza do terço e celebrações eucarística.  Na maioria dos dias presidida pelo pároco da paróquia Pe.  José Celestino.

A alegria  e simplicidade do Pe. Celestino contagiava a todos que estavam presente nas procissões e celebrações.

Todas as comunidades que receberam a imagem sentem-se agraciadas por terem vivenciado esse momento, que, bênçãos foram derramadas e graças foram alcançadas.

Para tornar a visita da mãe peregrina ainda mais bonita a maioria das comunidades preparavam apresentação, canto e coroação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Eis que o grande dia chegou! No dia 12 de outubro de 2016 cerca de 1200 fiéis reuniram-se em torno da imagem de Nossa Senhora Aparecida! Para louvar e agradecer a Deus as graças alcançadas por intermédio de Maria.

Foi nas águas escuras do Rio Paraíba, que em outubro de 1717, três pescadores: João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia retiraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Eles se tornaram os primeiros devotos. À partir daquele dia, o Brasil nunca mais foi o mesmo e uma história de fé começou, ganhamos uma padroeira.

E foi nas águas escuras do Rio Machado que a imagem da mãe peregrina veio de barco trazida pelas mãos de pescadores,  só que agora pescadores de homens Pe José Celestino e Pe Assis. "Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens". (Lucas 5,10)

Uma multidão de fiéis aguardava ansiosos a chegada da mãe.

Durante a procissão a imagem da Santa foi passada de mão em mão, dando oportunidade para os fiéis também carregarem-na. Foi um momento único onde todos os participantes demonstraram sua devoção para com Nossa Senhora Aparecida!

Um dos momentos fortes  aconteceu no terreno da antiga catedral, onde Pe Celestino motivou o glória para que todos louvassem e agradecessem a Deus  por graças alcançadas e uma delas foi a liberação para que fosse dado inicio a construção da Nova Catedral. E lançou  oficialmente  o livro ouro para as doações para construção.

Após a procissão outro momento  momento forte foi a entrada da imagem dentro da igreja  trazida por três meninos representando os pescadores.

Durante a celebração a comunidade rezou pelo Brasil, pelos brasileiros e pelas crianças, pedindo a intercessão da mãe Aparecida. Padre Celestino , na homilia falou sobre Nossa Senhora Intercessora, aquela que nunca nos abandona, a mãe que nos momentos mais difíceis da história da humanidade esteve sempre presente, mostrando seu amor de mãe.

No final da missa, Nossa Senhora Aparecida foi homenageada com cantos, encenações e com a coroação de sua imagem.

Padre Celestino abençoou as crianças, que receberam  lembranças e foram consagradas  à  Nossa Senhora Aparecida juntamente com toda assembléia presente.

Neste dia, a igreja no Brasil abriu o Ano Mariano Nacional, com preparação para o Jubileu dos 300 anos de bênçãos da mãe Aparecida que acontecerá no ano que vem.

A imagem de Nossa Senhora passa, mas a fé e a devoção Mariana que foi reavivada em cada procissão e celebração ficam. Foram momentos únicos vividos pelas comunidades da Paróquia São João Bosco.

"Maria clamamos a vós! Lá no céu rogai a Deus por nós!"

Fonte: Ude Toginho - Paróquia da Catedral São João Bosco