Pastoral da Saúde

Os Agentes Pastorais da Saúde, da Diocese de Ji-Paraná, são homens, mulheres e jovens, agricultores, operários da cidade, de acampamentos e assentamentos, vindos das comunidades, que vivem e partilham diariamente a vida do Povo do qual fazem parte. Como lideranças se colocam a serviço da mesma comunidade. Orientam, organizam e procuram ajudar as famílias a obter uma vida mais saudável. Doam seu serviço de forma voluntária. Assumem grandes responsabilidades diante da Comunidade e Sociedade. Os Serviços estão fundamentados sob orientação e comunhão com a Pastoral da Saúde da CNBB/Regional Noroeste e atua nas seguintes dimensões:

Dimensão Solidária:

Busca a vivência e a presença junto aos doentes e sofredores nos hospitais, domicílios e comunidades, atendendo o ser humano integralmente nas suas dimensões: físicas, mental, social e espiritual.

Dimensão Comunitária:

Visa implementar ações de prevenção e de promoção em saúde, relacionando-se com instituições da área da saúde pública e desenvolvendo projetos afins. Procura valorizar o conhecimento, a sabedoria popular em relação à saúde.

Dimensão Político-Institucional:

Atuam junto aos órgãos e Instituições públicas e privadas que prestam serviços na área da saúde. Zelam para que haja formação ética e uma política de saúde sadia, participando ainda dos conselhos de saúde e de assembleias, buscando a humanização do Sistema de Saúde Público, fiscalizando e denunciando quando necessário.

Coordenadora autal da Pastoral da Saúde na Diocese: Lucimar Teixeira.

Fonte: Coordenação Diocesana de Pastoral - Plano Pastoral Diocesano