Comissão ABC

A Comissão para Animação Bíblico-Catequética

A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética é um serviço essencial à evangelização inculturada da Igreja no Brasil, promovendo a ação catequética, o aprofundamento doutrinal e a reflexão teológica. Ela propõe um caminho de formação sistemática e progressiva da fé, para que as pessoas, acolhendo a palavra anunciada, vivam uma experiência pessoal e comunitária no Deus de Jesus Cristo e celebrem o Mistério da Redenção no serviço aos irmãos.

Catequese é a ação de educar e de instruir os crentes depois da sua conversão; primeira função da Igreja, depois do anúncio da fé. O Diretório Geral para a Catequese diz que a ação evangelizadora da Igreja se organiza em três etapas essenciais: a ação missionária que faz o primeiro anúncio; a ação catequética que realiza a iniciação e o aprofundamento da fé; e a ação pastoral que cultiva a fé dos cristãos já mais amadurecidos na fé e que querem fazer uma caminhada como Igreja, no seio da comunidade cristã (DGC, n. 49).

Organização da Comissão:

Na Diocese de Ji-Paraná a Comissão se desenvolve dentro de um processo participativo com as coordenações regionais de catequese através dos Encontros com a Coordenação Ampliada da Catequese Diocesana, tendo presente as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, o Diretório Geral para a Catequese, o Catecismo da Igreja Católica, as orientações dos Encontros Nacionais e Encontros do Regional Noroeste de Catequese, o Documento de Aparecida e do Diretório Nacional de Catequese.

Em comunhão com as equipes regionais e com as Escolas de formação catequética promovidas pelas paróquias e regionais, quer oferecer aos catequistas, conteúdos e momentos de formação, para que estes se tornem agentes construtores de comunidades cristãs, sinais da presença do Reino de Deus neste chão amazônico sob os cuidados da Diocese de Ji-Paraná.

Objetivos da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética:

Metas da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética:

No desempenho de sua missão à Comissão para a Animação Bíblico-Catequética procura desenvolver as seguintes atividades:

Comissão ABC na Diocese:

* Assessor: Pe. Paulo Velozo, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Ji-Paraná-RO.

* Educação da Fé/Grupos de Reflexão - Ilza Vidal Pádua Costa e Jaini Aguiar.

* Escola de Teologia – Pe. José de Assis.

Fonte: Coordenação Diocesana de Pastoral - Plano Pastoral Diocesano