Comissão ABC

A Comissão para Animação Bíblico-Catequética

16 de Fevereiro de 2022

A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética é um serviço essencial à evangelização inculturada da Igreja no Brasil, promovendo uma ação catequética, o aprofundamento doutrinal e a reflexão teológica. Ela propõe um caminho de formação sistemática e progressiva da fé, para que os irmãos como pessoas, acolhendo uma palavra anunciada, viva uma experiência pessoal e comunitária no Deus de Jesus Cristo e conhecido o Mistério da Redenção no serviço aos serviços.

Catequese é uma ação de educar e instruir os crentes depois da sua conversão; primeira função da Igreja, depois do anúncio da fé. O Diretório Geral para a Catequese diz que a ação evangelizadora da Igreja se organiza em três etapas essenciais: a ação missionária que faz o primeiro anúncio; a ação catequética que realiza a iniciação e o aprofundamento da fé; e a ação pastoral que cultiva a fé dos seus filhos já mais amadurecidos na fé e que querem uma caminhada como Igreja, no seio da comunidade cristã (DGC, nº 49).

Organização da Comissão:

Na Diocese de Ji-Paraná a Comissão se desenvolve dentro de um processo participativo com as coordenações regionais de catequese através dos Encontros com a Coordenação Ampliada da Catequese Diocesana, tendo apresentado como Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e da Diocese de Ji- Paraná, o Diretório Nacional de Catequese, o Diretório para a Catequese e o Catecismo da Igreja Católica, como orientações vindas Encontros Nacionais e Encontros do Regional Noroeste de Catequese e Documento de Aparecida.

Em comunhão com as equipes e como escolas de formação de propostas categóricas, categorias que suportam, conteúdos de formação regionais, vídeos da Diocese de Ji-Paraná da Amazônia.

Objetivos da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética:

Metas da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética:

NA DIOCESE DE JI-PARANÁ

Educação da Fé/Grupos de Reflexão :  Ilza Vidal Pádua Costa e Jaini Aguiar