Subsídios para nortear a caminhada catequética da Diocese de Ji-Paraná

09 de Fevereiro de 2017

Subsídios para nortear a caminhada catequética da Diocese de Ji-Paraná. Trata-se de três Itinerários Catequéticos para crianças dos 9 aos 12 anos, adolescentes e jovens entre 14 e 17 e adultos a partir dos 18 anos. A principal finalidade destes itinerários é facilitar o processo de implantação da IVC – Iniciação à Vida Cristã conforme as recentes orientações da Igreja.  Os livros desta coleção são iluminados com a inspiração catecumenal e contemplam o Tempo do Querigma, da Catequese, da Iluminação e Purificação e da Mistagogia.

Cada Itinerário abrange os seis blocos de Eixos Temáticos sugeridos no Itinerário Nacional de Catequese – CNBB e cada bloco encerra-se com uma celebração litúrgica, onde pode haver a entrega de um símbolo para marcar a passagem de um tempo ao outro, bem como, a vida dos/as catequizandos/as.

Este material foi dividido em três subsídios que funcionam como um planejamento do processo catequético, porem, permite que toda a realidade local seja contemplada no decorrer do processo e está programado para facilitar o envolvimento das famílias na vida da comunidade:

Itinerário Catequético com crianças – Catequese Eucarística: catequese com crianças de 9 a 12 anos. Apresenta uma proposta de aproximação, onde a criança, ajudada por sua família, catequista e a comunidade é estimulada ao conhecimento da pessoa de Jesus Cristo e da vida em comunidade. O objetivo é a partir do processo da catequese com inspiração catecumenal, gerar uma amizade tão íntima entre a criança e Jesus que será difícil abandonar essa amizade ao logo de sua vida.

Itinerário Catequético com adolescentes e jovens – Catequese Crismal: a Diocese propõe um Itinerário Catequético que facilita a compreensão da proposta do Evangelho, vivenciada com uma linguagem própria aos adolescentes e jovens entre 14 a 17 anos. O objetivo é motivar os jovens à adesão a Jesus Cristo, assumindo os compromissos do Batismo, demonstrando sua fé através de atitudes maduras, inseridos na comunidade, fortalecendo a marca de uma espiritualidade de jovens que são.

Itinerário Catequético com adultos: para adultos acima de 18 anos. Segue a mesma estrutura dos Itinerários com Crianças e com adolescentes e jovens. Este itinerário quer ajudar aos adultos na compreensão da Iniciação à Vida Cristã, inserindo-os na comunidade e vivenciando os tempos da catequese marcados pelos ritos de passagem de um tempo ao outro.

Para facilitar a aplicação dos Itinerários Catequéticos sugerimos a utilização da Coleção Itinerário Catequético da Scala Editora. O que mais influenciou na escolha dos manuais foi exatamente a preocupação dos autores com a linguagem adequada a cada faixa etária. Assim, a compreensão e assimilação dos conteúdos tornam muito fáceis para catequista e catequizandos identificar a mensagem de Jesus Cristo na vivencia do dia-a-dia.

Outro fator determinante é que contribui para a implantação da IVC – Iniciação à Vida Cristã, pois, atualmente é a única que segue a mesma ordem dos eixos temáticos apresentados pelo Itinerário Nacional de Catequese – CNBB.

Fonte: Comissão para Animação Bíblico Catequética Diocesana.