Diocese realiza III Etapa do Encontro de Liturgia.

10 de Maio de 2017

Aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de abril na Diocese de Ji-Paraná a III Etapa de formação LITURGIA E SACRAMENTOS que foi assessorado pelo liturgista Pe. Gilson Cezar de Camargo, Mestre em Teologia e Especializado em Liturgia e Sacramentaria pelo Instituto Católico de Paris.- cerca de 200 participantes-Vindos das paróquias de vários municípios desta Diocese. Contamos com a presença de sacerdotes que acompanhou o seu povo e muitas irmãs religiosas.

O curso teve como objetivo conhecer  e compreender a grandeza do “mysterium" e "sacramentum". o termo "sacramentum" exprime mais o sinal visível da realidade escondida da salvação, indicada pelo termo "mysterium". Neste sentido, Cristo mesmo é o mistério da salvação, que nos INICIA incorpora  A FÉ CRISTÃ." que são sinais visíveis, feitos através de um Rito que tem por objetivo iniciar-me na fé e manter-me na fé. Os gestos nos traz uma IDENTIDADE, que passamos a ser INCORPORADOS A JESUS CRISTO como discípulos e CONFIGURADOS A JESUS CRISTO como MISSIONÁRIOS. O fundamento da fé Cristã que é, uma fé trinitária (Por Cristo, com Cristo e em Cristo), pois é Ele que recebeu do PAI a missão de revelar o PROJETO DE SALVAÇÃO. Vivemos num projeto de Iniciação: RECEBER-TRANSMITIR. Todo o RITO LITURGICO tem uma estrutura (ritos explicativos, Ritos Culminante e Ritos complementares) temos os Sinais Visíveis seguidos de Algumas Palavras e Imposição das mãos Ungidas nos conduz a identidade cristã de filhas e filhos de Deus, revelada numa PESSOA que é Jesus Cristo.

Padre Gilson enfatizou que o objetivo primeiro da liturgia não é Celebrar Culto é REALIZAR UMA MEMORIA e fazemos através de um Rito, seguido de palavras e  gestos visíveis. A fé Cristã não é um Sentimento é uma PESSOA (Jesus Cristo) a fé Cristã não é uma Lei é Jesus Cristo. Durante a formação, houve vários questionamentos por parte dos participantes, Pe.  Gilson a luz dos documentos da igreja foi esclarecendo as duvidas e fazendo compreender a grandeza da Liturgia, e deixando claro que nas PRÁTICAS DA LITURGIA, temos que observar a questão teológicas e pastoral.

Padre Mario Sergio presidiu a CELEBRAÇÃO EUCARISTICA dominical. A Santa Missa é uma reprodução (memorial) do sacrifício redentor de Nosso Senhor na Cruz. Por isso, ela tem as mesmas finalidades e produz os mesmos efeitos que o sacrifício do Calvário. “fazei isto em memória de mim”

Pe José Carlos responsável pela vida Litúrgica diocesana, encerrou com algumas colocações,  agradecimentos, oração e envio. Informou que o padre Gilson estará conosco em Setembro para a IV ETAPA do encontro  e que o assessor continuará sendo para a diocese a referência sobre os assuntos relacionados à liturgia.

A TRADICIONAL FOTO OFICIAL.

Fonte: Vera Braga. Paróquia Nossa Senhora de Fátima.