Liturgia Diaria

Dia 26 de Agosto - Sábado XX SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)

26 de Agosto de 2017

 

Leitura (Rute 2,1-3.8-11; 4,13-17)

 

Leitura do livro de Rute.
1 Noêmi tinha um parente, por parte de seu marido, homem poderoso e rico da família de Elimelec, chamado Booz.
2 Rute, a moabita, disse a Noêmi: "Peço-te que me deixes ir respigar nos campos de quem me quiser acolher favoravelmente". "Vai, minha filha", respondeu-lhe ela.
3 Rute partiu, pois, e entrou num campo, atrás dos segadores. Ora, aconteceu que aquele era justamente o campo de Booz, parente de Elimelec.
8 Booz disse a Rute: "Ouve, minha filha: não vás respigar em outro campo; não te afastes daqui, mas junta-te com minhas servas.
9 Olha em que campo vão ceifar, e segue-as. Proibi aos meus servos que te molestassem. Se tiveres sede, vai à bilha e bebe da água que eles tiverem buscado".
10 Rute, caindo aos seus pés, prostrou-se por terra: "De onde me vem a dita", disse ela, "de que te interesses por mim, uma estrangeira?"
11 "Contaram-me", replicou Booz, "tudo o que fizeste por tua sogra depois que morreu o teu marido, como deixaste teu pai, tua mãe e a tua pátria, e vieste para um povo que antes não conhecias".
13 Booz tomou, pois, Rute, que se tornou sua mulher. Aproximou-se dela, e o Senhor concedeu-lhe a graça de conceber e dar à luz um filho.
14 As mulheres diziam a Noêmi: "Bendito seja Deus, que não te recusou um libertador neste dia. Que o teu nome seja um dia célebre em Israel!
15 Ele te dará a vida e será o sustentáculo de tua velhice, porque tua nora, aquela que o gerou é que te ama e é para ti mais preciosa que sete filhos!"
16 Noêmi, tomando o menino, pô-lo no seu regaço, e fazia-lhe as vezes de ama.
17 Suas vizinhas deram-lhe nome, dizendo: "Nasceu um filho a Noêmi". E chamaram ao menino Obed. Este foi pai de Isaí e avô de Davi.
Palavra do Senhor.

 

Salmo Responsorial 127/128

 

Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor. 

Feliz és tu se temes o Senhor
e trilhas seus caminhos!
Do trabalho de tuas mãos hás de viver,
serás feliz, tudo irá bem!

A tua esposa é uma videira bem fecunda
no coração da tua casa;
os teus filhos são rebentos de oliveira
ao redor de tua mesa.

Será assim abençoado todo homem
que teme o Senhor.
O Senhor te abençoe de Sião
cada dia de tua vida.

 

Evangelho (Mateus 23,1-12)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.
Vós tendes um só Pai, que está no céu, vosso guia é um somente, é o Messias (Mt 23,9s). 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
23 1 Dirigindo-se, então, Jesus à multidão e aos seus discípulos, disse:
2 “Os escribas e os fariseus sentaram-se na cadeira de Moisés.
3 Observai e fazei tudo o que eles dizem, mas não façais como eles, pois dizem e não fazem.
4 Atam fardos pesados e esmagadores e com eles sobrecarregam os ombros dos homens, mas não querem movê-los sequer com o dedo.
5 Fazem todas as suas ações para serem vistos pelos homens, por isso trazem largas faixas e longas franjas nos seus mantos.
6 Gostam dos primeiros lugares nos banquetes e das primeiras cadeiras nas sinagogas.
7 Gostam de ser saudados nas praças públicas e de ser chamados rabi pelos homens.
8 Mas vós não vos façais chamar rabi, porque um só é o vosso preceptor, e vós sois todos irmãos.
9 E a ninguém chameis de pai sobre a terra, porque um só é vosso Pai, aquele que está nos céus.
10 Nem vos façais chamar de mestres, porque só tendes um Mestre, o Cristo.
11 O maior dentre vós será vosso servo.
12 Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado”.
Palavra da Salvação.

 

Comentário ao Evangelho

EXIBICIONISMO ESTÉRIL


O modo de comportar-se de certa ala do farisaísmo serviu de pretexto para Jesus alertar seus discípulos. Certos fariseus, movidos por um exibicionismo estéril, faziam de tudo para serem vistos e reconhecidos. Chegavam ao exagero de alargar as correias das filactérias (caixinhas contendo passagens da Lei, que eram atadas na fronte e no braço), de alongar as franjas do manto para que ficasse mais vistoso, de ocupar os primeiros lugares nas sinagogas, colocando-se sob o olhar de todos, de exigirem o título de rabi, não abrindo mão da importância social e religiosa que tinham.
Os discípulos do Reino são exortados a considerar tal comportamento incompatível com a sua opção. O exibicionismo deverá ser combatido com o espírito de simplicidade e humildade. Isto exigiria deles cultivar uma atitude de fraternidade e igualdade. É insensato alguém querer fazer-se melhor do que os outros, pois um só é o Pai de todos, Deus, que criou a todos em igualdade de condições. Superior só mesmo Deus, cujo lugar não pode ser ocupado por nenhum ser humano, sob pena de desrespeitá-lo.
A atitude que convém ao discípulo consiste em fazer-se servidor de seu semelhante, num gesto de amor e gratuidade. Este é o modo sensato de agir, pois o discípulo deve estar consciente de que "quem se exaltar será abaixado, e quem se abaixar será exaltado". Urge, pois, não se deixar guiar pelo mau exemplo dos escribas e dos fariseus.

 


 

Oração
Pai, reveste-me de humildade e simplicidade, para que eu seja disponível para servir o meu próximo, na mais pura gratuidade.

 


(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)


 

 

Fonte: http://www.domtotal.com

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]