Liturgia Diaria

Dia 8 de Janeiro - Segunda-feira BATISMO DO SENHOR (Branco, Glória, Prefácio Próprio – Ofício da Festa)

08 de Janeiro de 2018

Warning: getimagesize(noticias/dios_señala_su_señal_08_01_2018_15_49.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/c/bf/86/diocesedejiparan1/public_html/ar/funcoes.php on line 630
width="" height="" class="ft-borda" />

Leitura (Isaías 42,1-4.6-7)

Leitura do livro do profeta Isaías.

42 1 “Eis meu Servo que eu amparo, meu eleito ao qual dou toda a minha afeição, faço repousar sobre ele meu espírito, para que leve às nações a verdadeira religião.
2 Ele não grita, nunca eleva a voz, não clama nas ruas.
3 Não quebrará o caniço rachado, não extinguirá a mecha que ainda fumega. Anunciará com toda a franqueza a verdadeira religião; não desanimará, nem desfalecerá,
4 até que tenha estabelecido a verdadeira religião sobre a terra, e até que as ilhas desejem seus ensinamentos.
6 Eu, o Senhor, chamei-te realmente, eu te segurei pela mão, eu te formei e designei para ser a aliança com os povos, a luz das nações;
7 para abrir os olhos aos cegos, para tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão aqueles que vivem nas trevas”.

Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

Filhos de Deus, tributai ao Senhor,
tributai-lhe a glória e o poder!
Dai-lhe a glória devida ao seu nome;
adorai-o com santo ornamento!

Eis a voz do Senhor sobre as águas,
sua voz sobre as águas intensas!
Eis a voz do Senhor com poder!
Eis a voz do Senhor majestosa.

Sua voz no trovão reboando!
No seu templo os fiéis bradam: “Glória!”
É o Senhor que domina os dilúvios,
o Senhor reinará para sempre!

Evangelho (Marcos 1,7-11)

Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu filho muito amado; escutai-o, todos vós! (Mc 9,7)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
1 7 João Batista pôs-se a proclamar: "Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado.
8 Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo."
9 Ora, naqueles dias veio Jesus de Nazaré, da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão.
10 No momento em que Jesus saía da água, João viu os céus abertos e descer o Espírito em forma de pomba sobre ele.
11 E ouviu-se dos céus uma voz: "Tu és o meu Filho muito amado; em ti ponho minha afeição."

O FILHO QUERIDO

Jesus se fez presente na história humana, na condição de Filho querido de Deus, enviado como portador de salvação para a humanidade. Este é um dado fundamental para compreender tudo quanto diz respeito a ele.
Os Evangelhos patenteiam a filiação divina de Jesus, desde o início do seu ministério. Seu batismo foi marcado por uma manifestação de Deus, que proclamou ser Jesus seu filho querido, no qual só encontra alegria. Desta forma, o Pai já está dando sua anuência a toda ação futura de Jesus. Sendo motivo de prazer para o Pai, nada do que Jesus fará poderá opor-se à vontade paterna. Antes, seu agir deverá ser expressão do querer do Pai, que se saberá agindo na ação de Jesus.
A consciência de ser Filho deu a Jesus uma liberdade inaudita. O Pai constituiu-se como o único absoluto de sua vida. Nada, nem mesmo os laços familiares e as tradições religiosas do seu povo se sobrepuseram ao Pai. Todas as coisas tornaram-se relativas e só tiveram sentido na exata medida de sua relação com o Pai.
O batismo, portanto, consagrou Jesus para a missão, mas de uma forma muito particular. Ele não seria, como os rabis de sua época, um mero interpretador das Escrituras. Por meio dele, foi possível ouvir a voz do Pai e contemplar sua ação em favor da humanidade.

Senhor Jesus, que eu possa acolher-te como filho querido do Pai e, em ti, fazer a experiência de Deus.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês).

Fonte: http://www.domtotal.com