Paróquia Sagrada Família - Cacoal-RO

19 de Março de 2021

Paróquia: Sagrada Família

Município: Cacoal-RO

Endereço: Avenida Dois de Junho, 2337- Centro (o mesmo endereço da secretaria)

Telefone: 69 3441-5316 e 69 9 9975-2999 (WhatsApp)

Ano de Fundação: 08 de dezembro de 1976

História da Paróquia Sagrada Família

Cacoal em 1974 era uma cidadezinha com mais ou menos mil habitantes, ainda não era paróquia e dependência de Pimenta Bueno, cujo vigário era o Pe. Adolpho, salesiano, grande pioneiro de Rondônia.

Desde o ano anterior Pe. João Fagan atende os verdadeiros de Cacoal. O povo, no ano de 1973, já tinha construído uma capela de pau a pique na avenida sete de setembro e uma outra na linha 10, dedicada a Santa Terezinha, padroeira das missões.

Os Missionários Combonianos chegaram a Rondônia no mês de fevereiro de 1974, a Ouro Preto. Após a morte do Pe. Adolpho, Dom João Batista Costa, bispo de Porto Velho, pediram aos combonianos que assumissem também Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Cacoal. A partir do mês de Maio Pe. Franco, com a colaboração dos leigos já muito atuantes começou o seu serviço pastoral Cacoal, enquanto que em Pe. João Fagan tinha sido transferido para Belém.

No dia de Outubro de 1974, chegaram como Irmãs Missionárias Luis Poli e Carmem Gonzáles e logo começaram os trabalhos missionários, o povo comou acolher com e muito carinho. No mesmo mês foi realizado o primeiro encontro de formação para líderes do interior.

Como comunidades Eclesiais de Base (CEBs) se multiplicaram, como Pastorais tomaram novo vigor, os cursos de formação foram sistematizados e os leigos cada vez mais protagonistas do trabalho pastoral e da nova evangelização. Assim no dia 08 de Dezembro de 1976 Dom João criou a Paróquia Sagrada Família de Cacoal, No primeiro domingo do mês de Julho do ano seguinte foi inaugurada a Igreja Matriz. Uma das preocupações maiores da Paróquia foi a formação das lideranças e a formação este objetivo foi construída.

A história da Paróquia foi profundamente profunda pelo Martírio de Padre Ezequiel Ramim. Após apenas um ano de intenso trabalho ao lado dos pequenos lavradores, dos sem-terra e dos povos indígenas, no dia 24 de julho de 1.985, foi vítima de uma emboscada e barbaramente assassinado.

Em maio de 1.990 foi inaugurada a primeira Escola Família Agrícola que em honra a Padre Ezequiel ganha o seu nome e também o Centro Formação, e dez anos depois é inaugurado o Centro Frofissionalizante Pe. Fiovo Camaioni, que em honra do seu nome escolhido como marco do ano jubilar; logo em seguida após a doação do terreno se inicia a construção do Hospital São Daniel Comboni, com as diversas doações e o trabalho voluntário do povo. Duas grandes obras permanecem para sempre na memória do povo, pelo trabalho dos Missionários Combonianos em Cacoal, especialmente Padre Franco e pelo envolvimento da população em geral neste sonho realizado.

No ano de 2005, chegam as Irmãs Missionária de Jesus Crucificado que inseriram na periferia de Cacoal. A Paróquia continua acompanhando a caminhada da Diocese, animando as CEBs, incentivando os Grupos de Reflexão e favorecendo o surgimento e fortalecimento de Ministérios e Pastorais.

Em 22 de Fevereiro de 2.009, numa Celebração na Comunidade Sagrada Família o Pároco Pe. Roberto Sottara e o Pe. Jaymir Bada - últimos Padres Combonianos, entregam a Paróquia à Diocese de Ji - Parana; e partem para novas fronteiras, já o Padre Mansueto Dal Maso continua conosco, nesta data a Paróquia era composta por 93 comunidades urbanas e rurais.

Aos Padres Combonianos de um modo geral, só temos a agradecer, pois em outubro do ano anterior o povo elege Padre Franco Prefeito de Cacoal - pelo carisma e pelo trabalho social que sempre fez pelo povo.

Os primeiros Padres Diocesanos a virem trabalhar em Cacoal foram Pároco Pe. Marcos Laurindo Bento, e os Padres Antonio Hammes e Joceir Elias de Souza. Atualmente, a Paróquia Sagrada Família tem como Pároco Pe. Johnnis Marthis Parteli, e os Padres: Martson Adriano de Oliveira Melo e Pe. Sílvio Pedreira Ferreira.

Em 07 de Janeiro de Dois mil ezoito em uma solene Celebração presidida por Dom Bruno Pedron a Parquia São Judas Tadeu Sagrada-se oficial Paróquia tendo como Pároco o Padre José Carlos da Cruz desmembrando Família assim da Paróquia.

Acompanhe a Página da Paróquia Sagrada Família no Facebook:

Fonte: Paróquia Sagrada Família

Outras Fotos