IGREJA CATÓLICA PROMOVE XVI SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO AO HIV

Com o Lema: “O cuidado pode ir sempre além”, a Pastoral da Aids quer apresentar o tratamento como prevenção ao vírus.

16 de Outubro de 2018

Data: 19 a 21 de outubro de 2018

Local: Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – Rua Tomás Edison, 212 Bairro Santo Antônio - Porto Alegre/RS.

Interessada em discutir a temática em torno do vírus HIV, a Pastoral da Aids da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), com apoio do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, realizará o XVI Seminário Nacional de Prevenção ao HIV, de 19 a 21 de outubro de 2018, em Porto Alegre (RS). A abertura ocorrerá sexta-feira, dia 19, às 14h, no auditório Dom Helder Câmara, da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, com a presença de Dom Eugene Rixen, bispo de Goiás-GO e presidente nacional da Pastoral da Aids, Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande e referencial da Pastoral da Aids do Regional Sul 3 e representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, além dos movimentos de luta contra a Aids. São esperados 100 agentes da Pastoral da Aids de 21 estados, coordenadores diocesanos ou regionais que estão atuando em seus municípios no campo da informação e orientação da população para a prevenção ao HIV/Aids.

O Seminário analisará, com auxílio de profissionais qualificados, a realidade atual da epidemia do HIV, suas tendências, desafios e estabelecerá metas e propostas de ações que servirão para seu enfrentamento, sobretudo no campo do “tratamento como prevenção”. Também qualificará as discussões à respeito do combate ao estigma e à discriminação, uma das ações prioritárias da Pastoral da Aids. Além disso, o evento incentivará a participação dos agentes da Pastoral da Aids a atuarem em parceria com os programas locais de IST/Aids, com as comissões, fóruns e outras pastorais em vista de garantir que o direito da população à saúde, sobretudo as mais vulneráveis, seja garantido.

O evento contará com a assessoria de palestrantes, como o Dr. Juan Carlos Raxach, assessor de projetos da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA); Maria Vitória Ramos Gonçalves, representante do Ministério da Saúde; Rubens Duda, assessor da Coordenação Municipal de DST/Aids da Prefeitura de São Paulo e de Dom Eugenio Rixen.

Convidamos este importante veículo de comunicação para divulgação e cobertura da CERIMÔNIA DE ABERTURA e do lançamento da CAMPANHA DO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS, que acontecerá no dia 19 de outubro de 2018, às 14h, no auditório Dom Helder Câmara, da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – Rua Tomás Edison, 212, Bairro Santo Antônio, em Porto Alegre/RS. Com participação dos Bispos Dom Eugene Rixen e Dom Ricardo Hoepers, representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, além dos movimentos de luta contra a Aids.

Em anexo, segue a Programação e banner de divulgação do evento.

Contatos para entrevista: Frei Luiz Carlos Lunardi (51-992719143) - Coordenador da Pastoral da Aids - Regional Sul 3 da CNBB Frei José Bernardi (51-991565248) - Casa Fonte Colombo.

XVI SEMINÁRIO NACIONAL DE PREVENÇÃO AO HIV

Porto Alegre, 19 a 21 de outubro de 2018.

Tratamento como Prevenção: o que cabe ao agente de pastoral

Lema: O cuidado pode ir sempre além!

Sexta-feira, 19 outubro

13:00 Credenciamento

14:00 Espiritualidade de abertura (Regionais Sul 2, 3 e 4)

14:30 Cerimônia de abertura: Dom Eugenio Rixen, Dom Ricardo Hoepers, Representantes do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde do RS e do Movimento de luta contra aids.

15:30 Intervalo

16:00 Lançamento Material Primeiro de Dezembro

16:20 Implementação do “Tratamento como Prevenção” – Maria Vitória Ramos Gonçalves – Representante do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde

18:00 Espiritualidade (Noroeste, Centro Oeste e Oeste 1 e 2)