Paróquia Nossa Senhora da Penha - Alta Floresta do Oeste-RO

Município: Alta Floresta D'Oeste – RO

Fundação: 26 de julho de 1986

Endereço: Av. Rio Grande do Sul, 4506 - Centro

Telefone: (69) 3641-2203 – (69) 993844116 (WhastApp)

E-mail: p [email protected]

História da Paróquia Nossa Senhora da Penha

A Paróquia Nossa Senhora da Penha, segundo os dados que constam no Livro Tombo, foi criada oficialmente em 1986 e inaugurada no dia 26 de julho de 1986 com a presença de Dom Antônio Possamai, sdb bispo diocesano da diocese de Ji-Paraná. A sua criação, a paróquia Nossa Senhora da Penha foi desmembrada da paróquia Nossa Senhora Aparecida de Rolim de Moura. Essa nova paróquia, na sua criação abrangia os municípios de Alta Floresta, Alto Alegre dos Parecis.

A coordenação pastoral da paróquia foi entregue aos padres da congregação dos Missionários de São Carlos (Carlistas) em corresponsabilidade com as Irmãs Franciscanas do Apostolado Paroquial (IFAP). No mesmo dia, o Pe. GIACARLO RIZZINELLI foi nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, com o encargo pela paróquia também de coordenar a equipe responsável. Sob a coordenação do Pe. Giacarlo, foi nomeado também o Pe. SEXTÍLIO BORTOLO FOCCHESATTO como Vigário. Depois da missa solene na qual os padres tomaram posse, siga-se a grandiosa festa da cidade Santo Antônio - cidade.

Por determinação do bispodiocesano Dom Antônio Possamai, um fim de melhorar a pastoral, como comunidades do Município dos Parecis, a partir de 2000 atendimentos das comunidades do Alto Alegre para a paróquia de Santa Luzia D'Oeste. Depois de 14 anos de trabalho pastoral na paróquia Nossa Senhora da Penha, os padres Missionários Carlistas se despediram da paróquia para assumir outros trabalhos da congregação com o povo migrante em São Paulo e Campo Grande. Assim encerrou-se a missão dos Carlistas em Alta Floresta.

No dia 22 de Junho de 2000, a paróquia foi entregue à congregação dos Missionários do Verbo Divino (Verbitas). Na missa solene (festa de Corpus Christi) presidida pelo bispo diocesano Dom Antônio Possamai, tomaram posse os padres Verbitas SLAWOMIR RZEPKA (pároco) e VICENTE CASTRO (vigário).

Em 25 de novembro de 2018, a Congregação das Irmãs Franciscanas do Apostolado Paroquial encerrou oficialmente o seu trabalho na Paróquia Nossa Senhora da Penha para assumir outros trabalhos da congregação. A Missa de despedida das Irmãs Ana Alves, Deonilda Tonetta e Nilza Aparecida Camargo aconteceu na comunidade Nossa Senhora da Penha com toda a Paróquia reunida.

Até o momento atual da coordenação de ação Paroquial esta sob a responsabilidade do pároco Pe. Georges Tete, a paróquia conta com 6 comunidades na área, e 52 comunidades na área rural (58 comunidades no total) sendo uma dessas comunidades rurais atendidas, a Comunidade Nossa Senhora do Carmo em Rolim de Moura do Guaporé, pertence a Diocese de Guajará Mirim .

Fotos das comunidades na zona urbana

Comunidade Nossa Senhora da Penha

Comunidade Nossa Senhora Aparecida