Encontrão diocesano com animadores e animadoras dos Grupos de Reflexão

Comissão para a Animação Bíblico Catequética da Diocese de Ji-Paraná possibilita encontrão diocesano com animadores e animadoras dos Grupos de Reflexão

11 de Junho de 2019

Aconteceu nos dias 31 de maio a 02 de junho um empolgante encontro com animadores e animadoras dos Grupos de Reflexão de toda a Diocese de Ji-Paraná. O encontro aconteceu no Centro Diocesano de Formação – CDF, em Ji-Paraná e contou com a participação de mais de cem pessoas enviadas pelas paróquias. São esses irmãos e irmãs que animam os grupos de reflexão em suas comunidades, trazendo esperança e fortalecendo a fé do povo neste chão amazônico. A Comissão para a Animação Bíblico Catequética da Diocese é responsável pela organização dos subsídios para os Grupos de Reflexão em forma de livrinhos, com roteiros para a reflexão semanal das Sagradas Escrituras, feita de casa em casa das famílias nas comunidades da diocese.

“O encontro foi construído a muitas mãos”, disse Ilza Vidal, explicando que as coordenações da catequese nos regionais se dedicaram na ornamentação do ambiente, nas celebrações litúrgicas, nas orações das tardes, celebração de envio, preparação de lembrancinhas do encontro, secretariando, animando... E continuou: “Toda essa orquestração tornou o encontro uma grande sinfonia, uma grande celebração com animadores e animadoras dos Grupos de Reflexão”.

Com o tema “Pão da Palavra” e o lema “Ferramentas e experiências para comunicar o texto sagrado nos pequenos grupos”, o encontro teve o objetivo de despertar as lideranças, destacando sua importância para a caminhada dos grupos de reflexão e a vida das comunidades e das paróquias sustentadas pela reflexão e vivência da Palavra de Deus.

No sábado, Ir. Teresa Nascimento ajudou o grupo a conhecer mais sobre a pessoa do animador e da animadora dos grupos de reflexão, sua missão, sua espiritualidade, sua importância para a multiplicação dos grupos de reflexão na comunidade, na paróquia, a importância da organização das coordenações, importância da formação das lideranças e tudo mais que se torna essencial para animação e motivação das coordenações de grupos de reflexão. No domingo, Pe. Edson Castro falou sobre a importância da reflexão semanal da Palavra de Deus, feita nas casas, nas famílias e, como essa reflexão alimenta e sustenta a comunidade de fé, ligando Fé e Vida! A Palavra de Deus no chão da comunidade, na base. Sua importância para a identidade cristã e o sustento da caminhada de fé.

Para embelezar ainda mais esse encontrão o grupo foi embalado com a dança circular. Conheceram sua história e como está ligada com a dinâmica da vida, que, com sutileza vai conectando a alma, espírito, corpo e mente aos processos diversos da vida, facilitando e deixando mais leveza nos momentos difíceis e espontaneidade nos momentos alegres. Com a dança circular se renova as esperanças e também se extrai força e coragem para as tribulações do dia a dia. A surpresa da mensagem principal foi descobrir que se têm mais momentos bons, que difíceis, e que na vida não cabe individualismo, mas conexão com famílias, amigos, irmãos e irmãs de caminhada. Toda essa beleza foi compartilhada com muita ternura pela Eronilda Limeira.

Assim, se reforça ainda mais os grupos de reflexão, que apesar das dificuldades, têm mais ensinamentos bons e mais vida para partilhar na comunidade, com jeito simples de ser, deseja apenas ligar a realidade com a fé, fortalecendo os laços de amor e de afeição na vida comunitária, ensinando o Evangelho que gera vida, perdão, reconciliação e amor.

Fonte: Comissão para a Animação Bíblico Catequética

Local: Ji-Paraná-RO